Entre os dias 8 e 12 de outubro, um marco significativo aconteceu na Rede dos Centros de Formação Profissional (CFP) da América, na Argentina, com o primeiro encontro presencial realizado. A reunião teve como cenário a Casa de Retiros de Ramos Mejía, em Buenos Aires, e contou com a coordenação do Padre Claudio Esteban Cartes Andrades, SDB, referente continental dos CFP e Campo Escolas, junto com a sua equipe gestora.
Representando a Inspetoria Salesiana de São Paulo, e o Brasil, participaram do evento a Coordenadora da Comissão Inspetorial das Obras Sociais, Glaziela Solfa, e a Referente inspetorial para o CFP, Cristiane Vitalle Mello, e a membro da equipe gestora, Ana Lúcia Batista. Este encontro reuniu representantes de todo o continente americano, com presença de delegados de diversos países.
O objetivo principal deste encontro foi criar um espaço presencial de reflexão e diálogo acerca dos processos e experiências relacionados à formação profissional em toda a América. Além disso, buscou-se estratégias para fortalecer o trabalho nas Inspetorias. Foram quatro dias intensos, repletos de reflexões e proposições acerca do reconhecimento da realidade atual, da missão salesiana, adaptada a essas realidades, e das necessidades de fortalecimento da rede com ênfase nas realidades locais e continentais da formação profissional. Ao final, foram estabelecidos compromissos a serem realizados tanto em nível local quanto em rede, com o intuito de fortalecer os CFP’s.
Visitas
Durante o encontro, foram realizadas visitas a locais históricos salesianos, como o Museu Salesiano da Igreja Mater Misericordiae, o Museu da Casa Salesiana San Juan Evangelista, localizado no bairro conhecido como Boca de La Boca, e uma Missa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Almagro. Também foram realizadas visitas aos Centros de Formação Profissional de San Pedro, a Casa Salesiana de Bernal e ao CFP da Casa Salesiana de San Justo.
Essas visitas foram marcadas por uma calorosa recepção e proporcionaram um dia de intensa interação entre as equipes de trabalho, os jovens atendidos, os educadores e os gestores salesianos.
Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Informações e Imagens: Glaziela Solfa