O maio, conhecido como Mariano, pois é neste mês que a Igreja celebra devoção à Virgem Maria, traz para a casa Salesiana inúmeras atividades, em especial a “Queima das Cartinhas para Nossa Senhora” e a celebração a Nossa Senhora Auxiliadora no dia 24. O Instituto Dom Bosco, Unidade Bom Retiro, ainda junto da Paróquia Nsa Sra Aux, realizou o Arraiá Mariano com comidas típicas, música ao vivo e jogos elaborados pela turma da Pastoral.
Queima de cartinhas
A queima de cartinhas é uma prática iniciada por Dom Bosco que incentivou os meninos do Oratório (muitos deles órfãos de pai e de mãe) a escreverem uma carta direcionada à mãe de Jesus. Após a queima dessa carta, os meninos recebiam uma resposta de Nossa Senhora escrita pelo próprio santo. Hoje, quem elabora as respostas e entrega junto com um doce para aqueles que participam, é a turma da Pastoral. Este momento foi celebrado em todas as Unidades: Bom Retiro, Vila Paulistana e Cidade Ademar, entre Educandos e Educadores. “Foi muito importante, esclarecedor para os atendidos, que entenderam que esta prática é realizada sempre no mês de maio de todos os anos.”, Joselma Aparecida, Técnica Psicóloga no NCI.
Festa de Nossa Senhora Auxiliadora
Já a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada no Castelinho Zona Sul no dia 22 e no Bom Retiro juntamente com a turma da VP no dia 23, proporcionou um momento celebrativo e especial. Em ambas as Unidades foi realizada a homenagem para Nossa Senhora Auxiliadora, com coroação e chuva de rosas, após uma breve missa. No Bom Retiro, com a presença da turma da Vila, Pe Emerson Medeiros, Diretor Presidente relembrou que a fala de Dom Bosco, foi: “Foi ela quem tudo fez! Foi pelas mãos de Maria que o menino simples, da ‘roça’, alcançou tantos jovens e chegou a tantos Países. No Castelinho, quem celebrou foi o Pe Tércio Silva. Em ambas Unidades foi comemorado os aniversariantes do mês e ao longo do dia, diversas brincadeiras, jogos na quadra, jogos de mesa, desenhos de Dom Bosco e Nsa Sra Aux para colorir, pintura de rosto, karaokê e muitas outras atividades. “Com a ajuda dos Voluntários, tudo foi mais fácil de ser realizado!”, Elizete Marinho, Assistente Administrativo Castelinho. As atividades propostas pelo evento proporcionaram a solidariedade intergeracional em entre todos os atendidos e os serviços da unidade Castelinho Dom Bosco. Possibilitando não apenas a interação entre diferentes gerações e o fortalecimento do respeito mútuo entre os indivíduos fora do contexto familiar, mas também ajuda na construção do senso de comunidade pertencimento.”, Crislaine Pereira, Técnica Assistente Social Zona Sul.