A 16ª edição do Festival ABCR aconteceu em São Paulo nos dias 1 e 2 de julho de 2024, sendo um marco na captação de recursos no Terceiro Setor. Com o tema “Inovando a Captação de Recursos”, o evento reuniu líderes e profissionais do setor para dois dias de intensa troca de conhecimentos e experiências.
Você sabe o que é Captação de Recursos?
É o processo de obter fundos que visa garantir sustentabilidade financeira e permitir o avanço contínuo dos projetos e a realização da missão de organizações do Terceiro Setor, a partir de estratégias como campanhas de doação, eventos beneficentes, participação em editais, parcerias corporativas, entre outros.
O que é o Festival ABCR?
O Festival ABCR, organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), destaca-se por promover a sustentabilidade das organizações da sociedade civil através da captação de recursos. Com mais de 550 membros em todo o Brasil, a ABCR é essencial para o avanço e profissionalização do setor.
Nos dois dias de evento, diversas atividades foram programadas, incluindo palestras inspiradoras e sessões interativas sobre estratégias de captação e financiamento da justiça social. Entre os palestrantes, figuras de destaque como Bernard Ross e Lucas Seara compartilharam suas visões e experiências.
Presença da Inspetoria Salesiana de São Paulo
A Inspetoria Salesiana de São Paulo marcou presença significativa no evento, demonstrando seu forte compromisso com o desenvolvimento da captação de recursos para suas obras. Contamos com 17 participantes, a Coordenadora da Comissão Inspetorial de Ação Social, Jéssica de Jesus, a Coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento, Ana Lúcia Franzoni e o incluindo o Delegado para Comunicação Inspetorial, Pedro Barreto.
Qual a importância da Captação de Recursos para nossa Inspetoria?
A captação de recursos é essencial para a Inspetoria Salesiana de São Paulo, permitindo sustentar e expandir suas obras sociais, que em 2023 beneficiaram mais de 45 mil pessoas e realizaram dois milhões de atendimentos com um investimento de mais de 100 milhões de reais.
Tempo de reflexão e aprofundamento
A Coordenação Inspetorial e a Comissão de Ação Social estão em um intenso processo de reflexão e estudo sobre captação de recursos, o que torna valiosa nossa participação no Festival ABCR 2024. Esse espaço permitiu encontrar perspectivas para expandir nossos horizontes, além de fazer contato com as possibilidades que estão no mercado, e conhecer novas ferramentas e caminhos para o avanço de nosso trabalho.
Dentre as formações oferecidas,foram abordados temas como desafios e estratégias de captação, metodologia para captação de recursos e os desafios de uma campanha 360 no terceiro setor, que são altamente relevantes para as necessidades das nossas obras da Inspetoria.
Tendo em vista o nosso trabalho de ação social enquanto Inspetoria, destacamos do primeiro dia a sessão “Como as Obras Sociais Irmã Dulce reestruturam sua área de captação para dobrar o volume captado em 3 anos?”, que mostrou o caso da reestruturação da área de captação de recursos das Obras Sociais Irmã Dulce e qual seu plano para dobrar o volume de recursos captados em 3 anos, passando de R$ 40 para R$ 80 milhões de volumes captado, realizada pela Fagna Freitas e pelo Rodrigo Alvarez.
Já no segundo dia, vimos como uma grande oportunidade de aprendizagem, a sessão “Relacionamento com grandes empresas: dicas da Ambev”, conduzida pelo Carlos Pignatari e que abriu horizontes para a possibilidade de parcerias e captação de recursos com empresas de relevância no mercado.
Caminho de formação em Rede:
Diante da crescente necessidade de reforçar as habilidades de captação de recursos, nossa Inspetoria também participou do curso “Estratégias para o Sucesso na Captação de Recursos: Potencializando a Ação Social em Rede”, oferecido pela Rede Salesiana Brasil, cujo objetivo foi desenvolver habilidades estratégicas para elaborar planos de ação, oferecendo clareza sobre as principais fontes de financiamento e como captá-las em rede.
Ana Lúcia Franzoni, Coordenadora da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Inspetoria, destaca que “a participação no festival faz parte de um conjunto de ações com esse foco. E foi uma participação pensada estrategicamente porque a captação de recursos precisa estar alinhada com a estratégia e posicionamento da organização e também com a sua imagem. O Festival foi além de momentos de aprendizado, de conhecimento, foi, também, contato com novas possibilidades que estão no mercado, novas ferramentas e caminhos, troca de experiências, fortalecimento e integração de toda nossa equipe“.
Jéssica de Jesus, Coordenadora da Comissão Inspetorial de Ação Social, enfatiza que “esta experiência reforça a profissionalização e o investimento no Terceiro Setor, não apenas na captação, mas também na mensuração do impacto social. É inspirador ver tantas iniciativas inovadoras e avanços em tecnologia que podem beneficiar nossas obras sociais”.
Esperamos que o festival resulte em novas parcerias e ideias inovadoras que fortaleçam o trabalho das organizações do Terceiro Setor em todo o país. Para a Inspetoria Salesiana, este evento é uma oportunidade única de aprendizado e crescimento, em consonância com o ideal de Dom Bosco de ser agentes de transformação na vida das crianças e jovens que atendemos.