Instituto Salesiano de Americana participa do FAMUN 2024

03/10/2024
Autor desconhecido

Alunos brilharam com suas conquistas e excelência em Fórum Acadêmico, inspirado no Modelo de Simulação das Nações Unidas.

Em setembro, os alunos do Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana | SP participaram do FAMUN 2024 (Fórum Acadêmico Modelo de Simulação das Nações Unidas).

Durante a conferência, três dos nossos estudantes receberam prêmios de grande prestígio: Alyssa Tomiyama foi reconhecida com o prêmio de Melhor Position Paper, demonstrando domínio sobre o tema proposto e uma capacidade ímpar de sintetizar informações de forma clara e objetiva; e Gonçalo Gonçalves e Murilo Scabora, que foram premiados como destaques diplomáticos em suas respectivas conferências, evidenciando não só a habilidade de negociação, mas também o profundo conhecimento geopolítico e argumentativo. Esses resultados são reflexos do comprometimento dos alunos, mas também da preparação sólida proporcionada pela eletiva preparatória para o FAMUN, oferecida pelo colégio e ministrada pelo professor Bruno Souza. Durante as aulas, os estudantes têm a oportunidade de mergulhar no estudo de temas globais, simular debates e, sobretudo, desenvolver habilidades cruciais para o seu crescimento acadêmico e profissional. Outro fator essencial para o sucesso dos alunos foi a supervisão atenta e a motivação contínua da coordenadora Claudia Presotto e da diretora Patrícia Guidolin, cujo trabalho foi fundamental para o desenvolvimento desse projeto, assim como dos demais professores envolvidos, que inspiraram os alunos a buscarem a excelência e a superarem os seus próprios limites.

A FAMUN, mais do que uma simulação, funciona como um verdadeiro laboratório de aprendizado. Os participantes são desafiados a sair de suas zonas de conforto, aprimorando habilidades fundamentais como a argumentação, pesquisa, oratória e negociação, além da prática de conversação em língua inglesa. Todos esses elementos são essenciais não apenas para o desempenho no evento, mas também para a vida profissional dos alunos, que saem mais confiantes e preparados para enfrentar situações que exigem postura crítica, resolução de problemas e visão estratégica.

A experiência em eventos como a FAMUN tem, também, o poder de influenciar diretamente na escolha profissional dos alunos. Muitos estudantes descobrem novas áreas de interesse, seja no campo da diplomacia, direito internacional, ciências políticas ou até mesmo no campo corporativo e a capacidade de refletir sobre questões globais, alinhar interesses diversos e propor soluções criativas prepara os jovens para atuar em diferentes carreiras e áreas de conhecimento.

Alunos do Instituto Salesiano Dom Bosco, de Americana, posam para foto no FAMUN 2024

O sucesso dos nossos estudantes na FAMUN 2024, portanto, é resultante do trabalho conjunto entre dedicação individual e a estrutura oferecida pelo Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana. A eletiva preparatória foi fundamental para que eles alcançassem tal nível de destaque, proporcionando as ferramentas e o ambiente adequado para a formação de jovens líderes globais.

Texto e fotos: Marketing | Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana – SP

Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
12/03/2026
Em primeiro encontro do ano, Conselho da AJS reúne jovens na Casa Inspetorial
Reunião fortalece a articulação, a formação e o protagonismo juvenil na caminhada da Articulação da Juventude Salesiana.
22/01/2025
Jovens Salesianos participam do Grupo Interinspetorial de Animação Missionária, em Itajaí-SC
Missionários visitaram 200 famílias e envolveram mais de 100 crianças em oratórios festivos. Ações celebraram ainda os 150 anos da 1ª Expedição Missionária da Congregação.
26/03/2025
Padre Stefano Martoglio é confirmado como Vigário do Reitor-Mor
Após votação, religioso foi reconduzido ao cargo que já lhe havia sido confiado pelo Capítulo anterior.