Comunidade salesiana celebra a Primeira Profissão Religiosa de cinco jovens consagrados à missão de Dom Bosco

29/01/2025
Autor desconhecido

Momento de profundo significado marca o início de uma nova fase na vida dos neoprofessos, que assumem publicamente os seus votos e se comprometem com a missão salesiana de educar e evangelizar os jovens, em especial os mais pobres.

O noviço Lucas Santana Mac Fadden de Queiroz Guimarães (BSP) e o Inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, Padre Alexandre Luís de Oliveira, durante a celebração da Primeira Profissão Religiosa, em Pernambuco.

No último domingo, 26 de janeiro, a comunidade salesiana se reuniu para celebrar a Primeira Profissão Religiosa de cinco jovens salesianos das Inspetorias Salesianas: São Luiz Gonzaga (BRE), São Pio X (BPA) e Nossa Senhora Auxiliadora (BSP), em uma cerimônia de grande significado espiritual e comunitário. A celebração aconteceu na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora – Jaboatão dos Guararapes – PE, e foi presidida pelo Inspetor Salesiano da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Padre Francisco Inácio, e concelebrada pelo Padre Ademir Ricardo, Inspetor da Inspetoria São Pio X – Porto Alegre, e seu Vigário Padre Sérgio Ramos; e pelo Padre Alexandre Luís de Oliveira, Inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, e o seu Vigário Padre Mauricio Tadeu Miranda.

A solenidade contou com a presença de diversos membros da Família Salesiana, familiares e amigos dos noviços, que testemunharam este momento de entrega e consagração a Deus. Entre os neoprofessos, Lucas Santana Mac Fadden de Queiroz Guimarães (BSP), que fez a sua Primeira Profissão Religiosa, após um ano de formação intensiva no Noviciado, seguindo o exemplo de São João Bosco. Este momento de profundo significado marcou o início de uma nova fase na vida dele e dos outros quatro jovens que assumiram publicamente os seus votos e se comprometem com a missão salesiana de educar e evangelizar os jovens, em especial os mais pobres. Agora, Lucas segue para a próxima etapa de sua formação, o Pós-Noviciado, quando continuará a aprofundar a sua vida espiritual e a sua dedicação à missão salesiana.

A celebração foi um grande testemunho de fé e alegria, momento o qual todos puderam vivenciar a alegria de ver esses jovens dando um passo importante em sua caminhada de consagração religiosa.

Na mensagem de agradecimento dos cinco jovens, destaca-se a reafirmação do lema dos neoprofessos: “‘Enviados a sermos sinais de amor e unidade para os jovens’, adaptado do artigo 49 das Constituições Salesianas. Assim, relembramos os 150 anos da primeira expedição missionária salesiana cujo destino foi a América. Lembrando que fazemos parte de uma família e que, juntos, voltamo-nos aos jovens. Com isso, seguimos os passos de nosso pai e fundador, São João Bosco, a ponto de gastar a nossa vida como educadores-pastores dos jovens, especialmente os mais pobres”.

Que a luz de São João Bosco continue a iluminar a jornada desses jovens, que, a partir de agora, são oficialmente Salesianos de Dom Bosco, comprometidos a viver o carisma salesiano com dedicação e amor à juventude.

Com informações e imagens: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga – Nordeste.

Tags:
Notícias
Notícias relacionadas
20/03/2023
Santuário Sagrado Coração de Jesus ganha novo Vigário Paroquial 
A cerimônia, realizada no último domingo, consagrou Padre Narciso Ferreira como vigário
17/03/2023
Terceira Edição brasileira do Missal Romano é aprovada
A Santa Sé confirmou a tradução brasileira após 19 anos de trabalho
26/04/2023
Opinião: “Quanto mais nos isolamos, mais nos enfraquecemos e damos força ao medo”, destaca Inspetor após série de ataques em escolas
A partir desta quarta-feira, 26, você acompanhará a opinião dos Salesianos sobre os principais assuntos da atualidade. E, para abrir os trabalhos, será a vez do Inspetor Salesiano, Padre Justo Ernesto Piccinini, falando sobre o atual desafio da educação no país