CEDESPs da Capital realizam 1º Encontro de Formação Unificada

07/04/2025
Texto: com informações da Ação Social
Fotos: Divulgação - Ação Social

Evento reuniu trabalhadores da assistência social para troca de experiências, capacitação e fortalecimento das ações nos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo.

No dia 28 de março de 2025, o CEDESP Tabor, localizado na Zona Leste de São Paulo, foi palco do 1º Encontro de Formação Unificada dos CEDESPs da Capital. O evento teve como objetivo promover a integração e o fortalecimento das ações conjuntas entre os profissionais que atuam nos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESPs), parceiros da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e demais convidados.

A programação começou com o credenciamento dos participantes, seguido por uma acolhida animada ao som da banda “The Power Band”, formada por funcionários e ex-educandos do CEDESP de Itaquera. Às 9h30, o Grupo de Trabalho (GT) CEDESP apresentou o histórico dos centros, destacando suas potencialidades, conquistas e desafios enfrentados no dia a dia.

Em seguida, a Secretária Municipal da SMADS, Eliana Gomes, ministrou uma palestra sobre a relevância do trabalho desenvolvido pelos CEDESPs na promoção do desenvolvimento social e produtivo da cidade de São Paulo.

O encontro contou ainda com salas temáticas que abordaram questões pertinentes à atuação dos profissionais da assistência social, como “Cuidar do Cuidador” e “Empregabilidade e Profissões do Futuro”. Esses espaços foram marcados por reflexões e trocas sobre práticas inovadoras e estratégias de atuação no setor.

Durante o intervalo para o almoço, os participantes puderam aproveitar momentos de confraternização e descontração, com nova apresentação da banda “The Power Band”. No período da tarde, a programação seguiu com sessões de troca de experiências e avaliação coletiva, que permitiram compartilhar vivências e propor melhorias para o aprimoramento contínuo dos serviços oferecidos nos CEDESPs.

A Inspetoria Salesiana também marcou presença com a participação ativa dos CEDESPs de Itaquera e Jardim Nordeste, com a participação de Cristiane Vitale, gestora de Itaquera, e Carlos Nambu, do CEDESP Bom Retiro, que integram a equipe de coordenação do GT e da comissão organizadora do evento.

O 1º Encontro de Formação Unificada dos CEDESPs da Capital reafirmou o compromisso dos profissionais da assistência social com a qualificação de suas práticas, sempre voltadas à promoção de um atendimento humanizado e eficiente às comunidades atendidas.

Notícias
Notícias relacionadas
22/08/2023
Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Fernando Legal, Bispo Emérito de São Miguel Paulista
Na Inspetoria Salesiana de São Paulo, foi Diretor do Instituto Teológico Pio XI entre 1968 e 1970, Conselheiro Inspetorial entre os anos de 1968 e 1972, e Vice-Inspetor de 1973 a 1976. Além disso, Dom Fernando foi Inspetor Salesiano durante o sexênio de 1976 e 1980. 
25/11/2024
Em Brasília, Assembleias reúnem lideranças dos Salesianos do Brasil e das FMAs
Com a presença do Inspetor da ISSP, Padre Alexandre Luís de OLiveira, encontros avaliaram as ações realizadas e planejaram os próximos passos da Rede Salesiana Brasil em sua missão educativa e pastoral.
12/05/2023
Dom Hilário Moser fala sobre a ampliação da votação no Sínodo para “não bispos”
Nesta semana, a coluna traz uma reflexão de Dom Hilário Moser, sobre a decisão do Papa Francisco em incluir 70 membros “não bispos”, que representam vários agrupamentos de fiéis do povo de Deus, na votação do Sínodo