Adolescentes em Medida Socioeducativa, de São Carlos, participam de Atividade Cultural em São Paulo

14/07/2025
Texto: com informações, Salesianos São Carlos
Fotos: Salesianos São Carlos

Grupo foi recebido pelos Salesianos do Bom Retiro, com roteiro de visita ao Museu das Favelas, no centro histórico da cidade.

Um grupo de adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, de São Carlos – SP participou, recentemente, de uma atividade cultural na capital paulista, com o objetivo de ampliar os seus repertórios culturais, promover a reflexão sobre identidade e território, além de fortalecer os vínculos sociais e comunitários.

Organizada pelo Programa de Medidas Socioeducativas dos Salesianos de São Carlos, a saída ocorreu durante o período da manhã. Apesar do frio, os jovens chegaram pontualmente e seguiram em deslocamento para a capital. A primeira parada foi em um posto rodoviário, onde receberam um lanche preparado previamente pela equipe organizadora. Já no centro da cidade, o grupo foi recebido pelos Salesianos do Bom Retiro, com um almoço coletivo, que incluiu churrasco, refrigerante e bolo de chocolate, promovendo um momento de integração entre todos.

O ponto alto do passeio foi a visita ao Museu das Favelas — no centro histórico, onde os adolescentes exploraram duas exposições: uma dedicada ao legado do grupo Racionais MC’s e outra com instalações que abordam a sobrevivência nas periferias urbanas. Com uma curadoria sensível e provocativa, os elementos visuais, sonoros e textuais das mostras dialogaram diretamente com as vivências dos jovens, abordando temas como desigualdade social, violência, juventude negra, superação e identidade cultural.

A experiência reafirma a importância do acesso à arte, cultura e lazer como ferramentas fundamentais no processo socioeducativo, bem como as atividades contribuem para a valorização de experiências coletivas positivas, o fortalecimento da autoestima e a construção de novos projetos de vida, em consonância com os princípios do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Além disso, reforçam o papel pedagógico das medidas em meio aberto, permitindo que os jovens se reconheçam como sujeitos de direitos e protagonistas de suas próprias histórias.

Notícias
Notícias relacionadas
13/11/2025
Turmas do CEDESP Vila Paulistana participam da Trilha Agroecológica no Prato Verde Sustentável
Atividade apresentou aspectos práticos da educação ambiental e da agroecologia, destacando a importância de um sistema de produção de alimentos equilibrado.
16/10/2023
APOCALIPSE: TERROR OU ESPERANÇA?
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Sorocaba oferece curso livre e gratuito à comunidade
22/01/2025
Jovens Salesianos participam do Grupo Interinspetorial de Animação Missionária, em Itajaí-SC
Missionários visitaram 200 famílias e envolveram mais de 100 crianças em oratórios festivos. Ações celebraram ainda os 150 anos da 1ª Expedição Missionária da Congregação.