Um grupo de adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, de São Carlos – SP participou, recentemente, de uma atividade cultural na capital paulista, com o objetivo de ampliar os seus repertórios culturais, promover a reflexão sobre identidade e território, além de fortalecer os vínculos sociais e comunitários.
Organizada pelo Programa de Medidas Socioeducativas dos Salesianos de São Carlos, a saída ocorreu durante o período da manhã. Apesar do frio, os jovens chegaram pontualmente e seguiram em deslocamento para a capital. A primeira parada foi em um posto rodoviário, onde receberam um lanche preparado previamente pela equipe organizadora. Já no centro da cidade, o grupo foi recebido pelos Salesianos do Bom Retiro, com um almoço coletivo, que incluiu churrasco, refrigerante e bolo de chocolate, promovendo um momento de integração entre todos.



O ponto alto do passeio foi a visita ao Museu das Favelas — no centro histórico, onde os adolescentes exploraram duas exposições: uma dedicada ao legado do grupo Racionais MC’s e outra com instalações que abordam a sobrevivência nas periferias urbanas. Com uma curadoria sensível e provocativa, os elementos visuais, sonoros e textuais das mostras dialogaram diretamente com as vivências dos jovens, abordando temas como desigualdade social, violência, juventude negra, superação e identidade cultural.
A experiência reafirma a importância do acesso à arte, cultura e lazer como ferramentas fundamentais no processo socioeducativo, bem como as atividades contribuem para a valorização de experiências coletivas positivas, o fortalecimento da autoestima e a construção de novos projetos de vida, em consonância com os princípios do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Além disso, reforçam o papel pedagógico das medidas em meio aberto, permitindo que os jovens se reconheçam como sujeitos de direitos e protagonistas de suas próprias histórias.