Começa o processo de beatificação e canonização de Gaetano Nicosia, SDB

01/08/2025
Texto: ANS - Agência Info Salesiana
Foto: Catholic news world

Gaetano Nicosia foi sacerdote professo da Congregação Salesiana, atuou como missionário na China e se destacou como apóstolo entre os portadores de hanseníase.

Dom Sephen Lee Bun Sang, bispo de Macau, região administrativa especial da China, anunciou oficialmente, no dia 16 de julho, o início do processo de beatificação e canonização do Servo de Deus (SdeD) Gaetano (Caetano) Nicosia.

O pedido de abertura do processo foi feito pelo postulador geral, padre Pierluigi Cameroni, SDB, no dia 24 de janeiro de 2024, que também solicitou a transferência de competência da Diocese de Hong Kong para a de Macau. O Nada Obsta da Santa Sé foi emitido em 21 de maio de 2025. O vice-postulador da causa é o padre Gabriel Cruz, SDB.

Missionário
Nascido em San Giovanni La Punta (Catânia, Itália) em 3 de abril de 1915, Caetano Nicosia foi para a China como missionário em 1935. Tornou-se salesiano de Dom Bosco em 1937 e continuou sua formação salesiana e sacerdotal em Hong Kong e Macau, onde foi ordenado sacerdote em 1946, na Capela do Seminário São José.

Depois de 17 anos atuando em obras salesianas em benefício de jovens e fiéis em Macau, Hong Kong e China Continental, foi, em 1963, designado para atender pacientes com hanseníase nas proximidades de Ká-Hó, Coloane, Macau.

Durante 47 anos, atendeu a esses pacientes e a outros com hanseníase, além de cuidar de crianças carentes e abandonadas. Após ser gravemente ferido em 2010, foi internado em Hong Kong e recebeu cuidados especiais das Pequenas Irmãs dos Pobres, no Lar de Santa Maria. Faleceu em 6 de novembro de 2017, aos 102 anos.

Esperança e caridade
Como afirma o lema do 72º Dia Mundial da Hanseníase, celebrado em 26 de janeiro, “os doentes só são curados se alguém os acolhe”. O padre Gaetano Nicosia colocou a centralidade da pessoa, não a doença, no centro de sua obra missionária, enfatizando a importância da inclusão, do cuidado e do apoio aos doentes, tornando-se para muitas pessoas uma testemunha de esperança e caridade, ajudando a construir um futuro melhor.

Notícias
Notícias relacionadas
03/04/2024
Presença salesiana de Guarujá celebra Semana Santa 2024
Entre os dias 24 e 30 de março a comunidade local vivenciou o tríduo pascal e contou, também, com encontros formativos para os jovens
27/03/2025
Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana realiza “Semana das Mulheres que Fizeram História”
Oficinas promoveram reflexão sobre a importância das mulheres na construção do mundo em que vivemos, inspirando os alunos a valorizarem as contribuições femininas ao longo da história.
30/08/2024
IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora reúne membros da Família Salesiana
A delegação brasileira está presente com mais de 40 representantes