No dia 19 de setembro, o Teatro Grande Otelo, em São Paulo, foi palco da Sessão Solene Litero-Musical, como parte das comemorações aos 140 anos do Liceu Coração de Jesus e da presença salesiana em São Paulo. O evento celebrou a trajetória iniciada em 1885 e homenageou religiosos, colaboradores, ex-alunos e entidades.
A sessão foi presidida pelo Padre Alexandre Luís de Oliveira, inspetor, a oração inicial foi conduzida pelo Padre Pedro André e a Oração Congratulatória proferida brilhantemente pelo Padre Narciso Ferreira. O momento artístico ficou por conta do Quarteto Vivatus, que emocionou os presentes com um repertório variado da música clássica instrumental nacional e internacional, com interpretações de peças como a protofonia da ópera “O Guarani”, de Antonio Carlos Gomes, obras de Claude Debussy, de Chiquinha Gonzaga, Guerra Peixe – expoente do Movimento Armorial, Wolfgang Amadeus Mozart, entre outros.


Padre Alexandre Luís de Oliveira destacou o significado do jubileu: “É uma noite de fé, de homenagem e de memória, nesta celebração que homenageia os 140 anos da presença Salesiana em São Paulo do Liceu Coração de Jesus”.
Além do inspetor salesiano, a mesa de honra contou com as presenças de:
. Dom Edilson de Souza Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (Região Lapa);
. Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo/RS;
. Dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão/SC;
. Padre Mauricio Tadeu Miranda, vice-inspetor salesiano;
. Padre André Luiz Simões, ecônomo inspetorial;
. Maria Sílvia Bacila, secretária executiva pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, representante do Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula;
. Padre Wagner Ferreira da Silva, presidente da Comunidade Canção Nova;
. Padre Narciso Ferreira, pedagogo e historiador salesiano;
. Prof. Dr. Duílio Fabbri Junior , reitor do UNISAL;
. Padre Pedro André, pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus.


Homenageados com o Mérito Dom Bosco
Durante a noite, foram entregues reconhecimentos a pessoas e instituições que contribuíram significativamente para a missão salesiana ao longo desses 140 anos. Os homenageados foram:
. Dom Hilário Moser, bispo emérito de Tubarão/SC;
. Padre Narciso Ferreira, salesiano, pedagogo e historiador;
. Padre José Fernandes de Oliveira (Padre Zezinho, SCJ);
. Padre Mário Quílici (in memoriam);
. ADMA – Associação de Maria Auxiliadora, representada pela sr.ª Laide Ferreira;
. Salesianos Cooperadores, representados pelo sr. Luiz Renato Penna Vieira;
. Associação dos Ex-Alunos Salesianos, representada pelo sr. José Pio Tamassia Santos;
. Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com a presença das Irmãs Maike Loes e Rosana Cavalcante, representando a inspetora, Irmã Alaíde Deretti;
. Comunidade Canção Nova, representada pelo Padre Wagner Ferreira da Silva, presidente da comunidade;
. Colaboradores, professores e funcionários do Liceu Coração de Jesus e da Inspetoria Salesiana de São Paulo, representados pelas sr.ª Maria Luiza Ribeiro da Cunha e sr.ª Maria Jucicleide Nogueira de Souza;
. Prefeitura Municipal de São Paulo, representada pela sr.ª Maria Sílvia Bacila, secretária executiva pedagógica da Secretaria Municipal de Educação;
. Arquidiocese de São Paulo, representada por Dom Edilson de Souza Silva, em nome do cardeal Dom Odilo Scherer;
. Santuário do Sagrado Coração de Jesus, representado pelo seu pároco, Padre Pedro André;
. Colégio Salesiano Santa Teresinha, representado pelo Padre José Adilson Morgado;
. Oratório Festivo Coração de Jesus, representado pelo Padre Wilson Roberto Fiorin, e pelos salesianos Eduardo e Hudson.
















O evento foi encerrado com mais uma apresentação musical do Quarteto Vivatus e pelas palavras finais do Padre Alexandre, que reforçou o carisma salesiano como inspiração para o futuro. O inspetor agradeceu ao Padre Edson Donizetti Castilho, Diretor do Completo do Liceu, por todo o empenho e ideação das celebrações, por ocasião dos 140 anos da presença Salesiana em São Paulo.
Após as homenagens, público e convidados participaram de uma confraternização no Salão Nobre do Liceu Coração de Jesus, marcando a memória de um jubileu que honra a história e projeta esperança para o futuro da missão salesiana em São Paulo.