Durante o mês de setembro, diferentes regiões da Inspetoria Salesiana de São Paulo viveram a experiência dos Encontros de Oratórios, que reuniram adolescentes e jovens em um clima de oração, fraternidade, espiritualidade e alegria, elementos essenciais do carisma salesiano.

Vale do Paraíba
O primeiro encontro aconteceu no dia 6 de setembro, em Lorena (SP), no Colégio São Joaquim, reunindo diversos oratórios do Vale do Paraíba. A iniciativa, organizada pelas AJS da região, em parceria com os salesianos pós-noviços, teve como objetivo proporcionar um espaço de convivência, integração e troca de experiências.
Participaram oratórios de várias localidades, entre eles:
. Lorena: Madre Mazzarelo, Padre Rodolfo Komorek, Dom Bosco, São Luís, Santa Edwiges e São Benedito;
. Piquete: Domingos Sávio;
. São José dos Campos: Sagrada Família;
. Cruzeiro: Insa Oratório.
A programação contou com momentos de oração, atividades recreativas e dinâmicas de grupo, favorecendo a vivência do espírito salesiano e fortalecendo a missão de Dom Bosco na juventude do Vale.

Capital
Já no dia 28 de setembro, foi a vez do Colégio Santa Teresinha, em Santana (SP), acolher o Encontro de Oratórios da Capital. Em um ambiente marcado por alegria, espiritualidade e convivência, os participantes puderam vivenciar o carisma salesiano de maneira intensa.

Região Paulista
Também no dia 28 de setembro, ocorreu o Encontro de Oratórios da Região Paulista, reunindo cerca de 250 adolescentes e jovens em um dia especial de espiritualidade e convivência fraterna.
Pela manhã, os participantes se reuniram para a Celebração Eucarística e, em seguida, vivenciaram formações por faixa etária sobre o tema central: A busca da santidade. O almoço foi preparado pelos Salesianos Cooperadores em parceria com voluntários do oratório local, favorecendo ainda mais o espírito de família.
No período da tarde, aconteceu um grande oratório festivo, com jogos de mesa, futebol, vôlei, basquete, futsal e outras atividades recreativas. Um dos pontos altos foi o momento do “Boa-tarde”, animado pelo grupo de Americana, que apresentou uma emocionante adaptação da história fundacional do Oratório de Valdocco.
Sobre os Oratórios
Os oratórios festivos, sonhados por Dom Bosco, são espaços de acolhida, amizade, oração e formação, onde cada jovem encontra casa, escola, pátio e igreja. A experiência mostrou, mais uma vez, como esse coração pulsante do carisma salesiano continua vivo na vida da juventude.
Os encontros reforçaram ainda a certeza de que os oratórios salesianos continuam a ser uma grande família, unida pela alegria, pela fraternidade e pela experiência de ser profundamente amado por Deus.