Promovido pela Ação Social da Inspetoria Salesiana de São Paulo, foi realizado no dia 26 de setembro o primeiro encontro do “Forma Social”, evento que reuniu representantes das Obras Sociais Salesianas de todo o Estado de São Paulo. Em um dia de formação, espiritualidade e integração e sob o tema “União que faz o bem”, o encontro teve como propósito fortalecer a comunhão entre as obras sociais salesianas, proporcionar formação qualificada e reafirmar o compromisso conjunto com a missão de educar e evangelizar os jovens, especialmente os mais vulneráveis, à luz do carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.
Dia de interação
A programação teve início logo pela manhã com a recepção e o credenciamento dos participantes, seguida de café e acolhida, animada pela apresentação cultural da “The Power Band”, formada por salesianos e educadores.

A abertura oficial, realizada no auditório do Teatro Grande Otelo, contou com a presença do Padre Alexandre Luís de Oliveira, Inspetor Salesiano; Jéssica de Jesus Silva, coordenadora da Ação Social Salesiana; Padre Agnaldo (por meio de mensagem em vídeo aos participantes); Irmã Silvia, que apresentou a Rede Salesiana Brasil (RSB) aos presentes; e Padre Edson Donizetti, Diretor do Complexo do Liceu e responsável pela palestra “Salesianidade e Sistema Preventivo”, que aprofundou os fundamentos pedagógicos e espirituais da presença salesiana.




O período da manhã foi encerrado com um momento de salesianidade e interação no teatro, o almoço e visitas à Loja Salesiana e ao Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), em mais um momento de convivência e partilha entre os participantes.
Atividades em Sala: Partilha de Boas Práticas e Experiências Transformadoras
No período da tarde, a programação se concentrou nas atividades em grupo, nas quais foram apresentadas boas práticas das obras sociais da Inspetoria, organizadas por eixos temáticos e mediadas por educadores e coordenadores das presenças salesianas.
Cada grupo teve o desafio de socializar experiências bem-sucedidas, fortalecer a atuação em rede e promover a troca de saberes a partir da prática cotidiana nas obras.
Entre os destaques:
. Grupo Formação Profissional: apresentou experiências de psicoeducação, cursinhos pré-vestibulares e mentorias de empregabilidade, com práticas de protagonismo juvenil, desenvolvimento de competências e fortalecimento de vínculos com o mundo do trabalho.
. Grupo Educação Infantil: compartilhou projetos de intervenção pedagógica e social com foco na infância literária, na integração com a natureza e em metodologias que favorecem o desenvolvimento integral da criança.
. Grupo Serviços Especiais: apresentou iniciativas voltadas ao acolhimento, mediação de conflitos, fortalecimento de vínculos e prevenção de situações de risco, além das ações de mediação socioeducativa junto a crianças e adolescentes.
. Grupo Serviço de Convivência: destacou práticas inovadoras de convivência e fortalecimento comunitário, como o Projeto RSB – Identità: Acolhida, o uso de cartas para expressão e escuta e experiências de educação para a cidadania e protagonismo juvenil.
As apresentações valorizaram o protagonismo das equipes das obras sociais e mostraram como, a partir de diferentes contextos, as presenças salesianas têm contribuído de forma concreta para a promoção humana, o desenvolvimento social e a evangelização dos jovens.
Encerramento e Celebração
O evento foi encerrado com a Celebração Eucarística na Igreja do Santuário Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo inspetor, Padre Alexandre Luís de Oliveira, e marcada por um clima de gratidão e comunhão. Em seguida, o público foi surpreendido pela apresentação artística do Circo Social Dom Bosco de Itaquera, que uniu arte, alegria e espiritualidade.