Encontro de Tirocinantes reforça formação integral e identidade salesiana

18/03/2026
Texto: com informações do setor de Formação
Foto: Divulgação/ISSP

Em primeira reunião no ano, encontro promoveu espiritualidade, partilha fraterna e aprofundamento acadêmico-pastoral na etapa do tirocínio.

Entre os dias 15 e 17 de março, o Centro Inspetorial, nos Campos Elíseos, em São Paulo – SP, sediou o primeiro Encontro de Tirocinantes de 2026. Sob a coordenação do Delegado para a Formação, Padre Cássio Rodrigo de Oliveira, o evento teve como propósito central o aprofundamento da vivência espiritual, a partilha fraterna e o estudo acadêmico-pastoral. 

A etapa do tirocínio, na formação salesiana, é considerada uma “fase de confronto vital e intenso com a ação salesiana, numa experiência educativo-pastoral” (C 115). A programação do encontro contou com a presença do Inspetor, Padre Alexandre Luís de Oliveira, que presidiu a Celebração Eucarística no dia 16, seguida de um momento de diálogo com os participantes. O cronograma incluiu blocos de formação voltados à área de Comunicação, o estudo da Ratio e momentos de espiritualidade pessoal e comunitária, encerrando a programação, no dia 17, com a avaliação coletiva. 

Para fortalecer os laços entre os membros, foram reservados espaços informais de convivência, que reforçaram a identidade necessária para essa fase formativa de grande dedicação ao carisma de Dom Bosco.

Notícias
Notícias relacionadas
07/06/2023
Colégio Salesiano Dom Bosco participa da Feira Ambiental Municipal de Americana 
Durante o evento, o colégio foi vencedor em três categorias no Concurso Sociocultural “Meio Ambiente Equilibrado”
25/06/2024
Encontro de Formação para Novos Inspetores em Roma
12/06/2024
Salesianos formandos participam de encontro sobre “Humanidade e Espiritualidade”
Salesianos formandos se reuniram em um evento promovido pela CRB para partilhar experiências e aprofundar a preparação para os votos perpétuos, destacando a riqueza da diversidade carismática na Igreja