MOSB encerra Semana de Museus com exposição elaborada pelos alunos do Liceu Coração de Jesus

29/05/2026
Texto: com informações MOSB
Fotos: Divulgação/MOSB

Com o tema “Museus unindo um mundo dividido”, programação promoveu experiências criativas e colaborativas com estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

O Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) encerrou no dia 28 de maio a programação da Semana de Museus 2026, com uma proposta interativa e colaborativa envolvendo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Liceu Coração de Jesus. Neste ano, o tema da Semana de Museus: “Museus unindo um mundo dividido” inspirou a equipe a desenvolver atividades voltadas à escuta, à criatividade e à construção coletiva.

Após um período de reflexão e de planejamento, o MOSB decidiu que a proposta não seria apresentar respostas prontas ao público, mas permitir que os próprios participantes construíssem, juntos, os significados da exposição “Nossos Mundos”. A iniciativa buscou valorizar as vivências, histórias e perspectivas das crianças por meio da arte, da memória e da expressão pessoal.

Com os alunos do Ensino Fundamental I, foi realizada uma aula de Curadoria Criativa, na qual cada participante foi convidado a levar um objeto importante de sua história pessoal. A partir desses itens, os estudantes construíram coletivamente a narrativa da exposição, refletindo sobre como cada objeto poderia representar diferentes mundos, sentimentos e experiências.

Já com os alunos da Educação Infantil, o museu promoveu a Oficina Criativa para Jovens Artistas. Após a visita ao espaço museológico, as crianças participaram da criação de um painel coletivo, produzido especialmente para integrar a exposição “Nossos Mundos”, reforçando a proposta de união, diversidade e expressão artística.

Ao final da semana, o MOSB recebeu patrocinadores, participantes do Encontro Pedagógico Salesiano e visitantes espontâneos para apresentar os resultados das atividades desenvolvidas ao longo da programação. A exposição tornou-se um espaço de encontro entre diferentes olhares e experiências, reafirmando o papel dos museus como ambientes de diálogo, escuta e construção coletiva.

Notícias
Notícias relacionadas
08/03/2023
Encontro Nacional do Comitê de Comunicação Salesiana é realizado em Brasília 
O evento foi realizado, presencialmente, no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB)
12/06/2024
Escola Salesiana São José Encanta com a Festa Junina “O Sonho que faz Sonhar”
A comunidade educativa desfrutou de um dia inesquecível com o tema da Estreia 2024, repleto de delícias típicas, danças encantadoras e muita diversão
26/06/2023
Programa Idade Ativa explora símbolos religiosos
As matrículas para o segundo semestre já estão abertas