Presença Salesiana participa da 3ª edição do Congresso de Comunicação da CRB Nacional

11/09/2026
Texto: com informações CRB Nacional
Fotos: Divulgação/CRB Nacional

Encontro reuniu comunicadores, religiosos, pesquisadores e especialistas para refletir sobre inovação, tecnologias emergentes, humanidades e os novos desafios da comunicação na Vida Religiosa Consagrada.

Nos dias 10 e 11 de setembro, representantes responsáveis pela comunicação das Inspetorias Salesianas de São Paulo, dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) participaram da 3ª edição do Congresso de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), realizado na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo (SP).

Com o tema “Inovação, Tecnologias Emergentes, Humanidades e Comunicação”, o encontro reuniu comunicadores, pesquisadores, religiosos, religiosas e especialistas de diferentes áreas para promover reflexões e diálogos sobre as transformações que vêm impactando a comunicação e a sociedade contemporânea.

Ao longo dos dois dias de programação, foram abordados temas relacionados à inteligência artificial, aos algoritmos, à ética, às tecnologias emergentes e aos impactos da cultura digital sobre os processos comunicacionais e sobre a Vida Religiosa Consagrada. As discussões também contribuíram para ampliar a compreensão sobre os desafios de comunicar em um cenário marcado pela rápida evolução tecnológica e por novas formas de interação, produção e circulação de informações.

Nesse contexto, o Congresso constituiu-se como um espaço de formação, atualização e troca de experiências, favorecendo o diálogo entre diferentes realidades da Vida Religiosa e possibilitando a construção de novas perspectivas para uma comunicação atenta às mudanças culturais e tecnológicas.

Para a Presença Salesiana, a participação em iniciativas como essa reforça a importância de compreender a comunicação como uma dimensão estratégica da missão. Mais do que acompanhar tendências e incorporar novas ferramentas, trata-se de discernir de que maneira as tecnologias e os diferentes recursos comunicacionais podem estar a serviço da evangelização, da educação, do protagonismo juvenil e da construção de relações pautadas pela ética e pelo cuidado com as pessoas.

Notícias
Notícias relacionadas
07/05/2023
IDB: Jovens Salesianos participam do Retiro Kairós em Jarinu, interior de São Paulo
O retiro promoveu a integração dos jovens com jogos e gincanas, além de oficinas
20/01/2026
RSB participa do I Seminário de Vigilância Socioassistencial de Pindamonhangaba
Evento foi dedicado ao fortalecimento da gestão e ao aprimoramento das práticas e compartilhamento de informações estratégicas.
23/11/2023
Dom Hilário Moser comemorou 35 anos de ordenação Episcopal
Com o lema "Iuxta Matrem" (Junto à Mãe de Jesus), sua jornada religiosa tem sido marcada por um profundo compromisso com os ensinamentos e valores cristãos.