No dia 19 de setembro, o Complexo Liceu Coração de Jesus, em Campos Elíseos, São Paulo – SP, sediou o terceiro encontro presencial do Programa de Educomunicação Salesiana CORRESPONDE. A atividade reuniu 16 dos 19 jovens correspondentes das presenças salesianas da Inspetoria de São Paulo para um dia de formação, convivência, reflexão e aprofundamento da missão de comunicar à luz do carisma salesiano.
A programação teve início com um momento de oração e orientações gerais sobre a continuidade do percurso formativo. Também foi realizado um resgate do caminho percorrido pelos correspondentes desde o início da formação, preparando os jovens para a mais uma etapa do CORRESPONDE, que contempla novos desafios de produção e reflexão.




Comunicação e narrativa
O primeiro momento formativo do encontro foi a formação sobre storytelling, conduzida pelo Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior, Reitor do UNISAL. A atividade apresentou o storytelling como uma forma de estruturar uma mensagem a partir de uma história, envolvendo elementos como personagem, conflito e transformação, em vez de trabalhar somente com fatos, dados e argumentos diretos.
Durante a formação, os correspondentes conheceram elementos fundamentais para a construção de uma narrativa, como personagem, espaço, tempo, foco, forma, ação e clímax. Também foram apresentadas estruturas narrativas, entre elas a Jornada do Herói, a estrutura em três atos, além de gatilhos emocionais e aspectos relacionados à construção de histórias para diferentes formatos digitais.
A formação também destacou os desafios de adaptar uma narrativa para as mídias digitais. Para formatos curtos, como Reels, Stories e TikTok, foram apontadas a importância de um gancho nos primeiros segundos, a condensação do conflito e da resolução e o ritmo mais ágil. Já os formatos longos possibilitam maior desenvolvimento dos personagens e da narrativa.
Como atividade prática, os jovens foram convidados a construir coletivamente uma história, dando continuidade à narrativa iniciada por outro participante, proposta que buscou trabalhar coerência, verossimilhança, reviravoltas e desfecho.


Um olhar salesiano sobre a realidade
A segunda formação do do encontro foi dedicada ao tema “Comunicação e leitura da realidade por um olhar salesiano”, com reflexão sobre o papel das fontes, a diferença entre fato e opinião e a importância de um referencial teórico para a leitura dos acontecimentos.
Os jovens refletiram sobre o papel das fontes no jornalismo, compreendidas como pessoas, instituições, grupos ou documentos que fornecem informações, dados, depoimentos ou pistas para a construção de notícias e reportagens. A formação também trabalhou a distinção entre dados objetivos, relacionados a fatos verificáveis, e dados subjetivos, associados a interpretações, pontos de vista e juízos de valor.
A partir da perspectiva salesiana, a formação apresentou o referencial teórico como uma espécie de “óculos salesianos” para compreender as relações existentes entre os fatos e realizar uma leitura mais ampla da realidade. O conteúdo ressaltou ainda a importância de que o comunicador reconheça seus referenciais e mantenha compromisso com a verdade e com a honestidade intelectual diante do público.
A reflexão foi seguida por trabalhos em grupo, nos quais os participantes foram convidados a analisar diferentes falas de influenciadores digitais, posicionando-se diante delas e justificando suas percepções. Também discutiram onde costumam buscar conteúdos para a formação de seu referencial teórico salesiano e apresentaram sugestões para ampliar o acesso à salesianidade.
Início da etapa do TCC e participação no FEST
O terceiro encontro presencial também marcou uma nova fase do percurso formativo com o início das orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). De acordo com a programação apresentada aos correspondentes, os jovens deverão escolher três temas trabalhados ao longo do programa e refletir sobre o papel do CORRESPONDE em sua trajetória e sobre a contribuição da iniciativa para a reflexão acerca desses temas.
O cronograma do programa prevê, ainda, atividades relacionadas ao TCC, estágio e premiação, além da participação do CORRESPONDE no FEST. Os participantes foram divididos em cinco grupos e produzirão diferentes formatos de conteúdo durante a cobertura do evento, como trends, entrevistas, bastidores e produção fotográfica.
As atividades também integram um calendário mais amplo do programa, que passa por temas e momentos como “Maria”, “Sonho”, “Missão”, “Dom Bosco”, “Segurança Digital”, “JMV – Juventude, Mídia e Vulnerabilidade”, TCC – Trabalho de Conclusão de Curso e o encerramento. Na etapa JMV, que será realizada em grupos, nos quais os correspondentes seguirão organizados de acordo com as regiões de origem (Paulista, Vale e Capital), estão previstas entregas de vídeos de cinco a dez minutos, teasers de 45 segundos, planner e ficha técnica, e os conteúdos serão destinados a plataformas como YouTube e Instagram.
Formação para comunicar e transformar
Mais do que desenvolver habilidades técnicas, o CORRESPONDE propõe aos jovens um caminho de formação que integra comunicação, leitura crítica da realidade, criatividade, protagonismo juvenil e identidade salesiana. Ao longo do percurso, os correspondentes são convidados a desenvolver não apenas a capacidade de produzir conteúdos, mas também um olhar atento para as pessoas, os acontecimentos e os contextos nos quais estão inseridos.
O terceiro encontro presencial representou, assim, um novo passo nessa trajetória. Com a formação em storytelling, a reflexão sobre a leitura da realidade e o início da construção dos trabalhos de conclusão, os jovens avançam para uma etapa em que os conhecimentos adquiridos ao longo do programa começam a ser articulados em produções próprias.
A iniciativa reforça a proposta do CORRESPONDE de formar jovens comunicadores capazes de utilizar diferentes linguagens e ferramentas para contar histórias, interpretar a realidade e comunicar a missão salesiana nos espaços onde estão presentes.