A festa dos 200 anos de Dom Bosco em Americana

Talvez homem algum no mundo seja tão lembrado pela entrega de vida aos jovens mais necessitados (desde os menorezinhos aos maiores). Talvez, santo nenhum tenha sido lembrado pelo jeito educativo de corrigir, acolher e amar seus destinatários. Uma vida tão cheia da presença de Deus, desde a infância até seu último suspiro. Um verdadeiro protagonista da alegria em sua época. Assim é Dom Bosco: um dom de Deus para todos de ontem, hoje e sempre! Por essas razões, a sua presença pode ser sentida ainda hoje naqueles que o amam, admiram, seguem e colocam em prática seus exemplos!

Assim foi a festa de 200 anos de toda comunidade Salesiana de Americana, sentimos a sua presença, Dom Bosco caminhou, encantou e contagiou os presentes.

Sim, sentimos que Dom Bosco caminhava em nosso pátio, no sorriso das crianças, na alegria dos adolescentes, na amizade dos jovens, na convivência das famílias, no coração de todos que participaram da inesquecível festa de 200 anos!

Depois de muita preparação, a festa, que aconteceu no dia 29 de agosto, começou às 8h com a “I Maratona Dom Bosco” que atraiu pais, mães, alunos, paroquianos, universitários e todos de forma agradável correram, se divertiram, ganharam medalhas e participaram da premiação.

Logo após aconteceu a belíssima inauguração do monumento de Dom Bosco, na Praça Padre José Del Monaco com Avenida de Cillo, próximo ao campus do UNISAL, com a presença dos salesianos Pe. Benedito Spinosa, Pe. Roberto Furtado e Pe. Antonio Pajola, autoridades da cidade, educadores, familiares e alunos que cantaram e prestaram suas homenagens ao pai e mestre da juventude com fogos e muitos aplausos.

Segui-se uma carreata até a Paróquia São João Bosco e na igreja foi a vez das crianças homenagearem Dom Bosco com o coral formado por pequeninos do Colégio Dom Bosco e da catequese. Todos cantaram, encantaram e emocionaram aqueles que estavam presentes. Foi um lindo momento, a alegria tomou conta mais uma vez.

Na sequência, no pátio do colégio aconteceu a festa de aniversário com praça de alimentação, brinquedos infláveis, pintura de rosto, mesas de jogos, pesca, boca do palhaço, argola, palhaços e histórias as crianças puderam se divertir muito. Já para os jovens e familiares, houve muita música, apresentação dos meninos do Animalhaços, da Banda Municipal de Americana Nazareno Maggi, aula de zumba, grupo Cantando Histórias e duas rodadas de bingo. Houve também sorteio de prêmios e bicicletas. Todos de alguma forma foram contemplados e puderam aproveitar muito como se estivessem em casa.

Por volta das 12h aconteceu o tradicional parabéns e a distribuição de bolo. Foram distribuídos aproximadamente três mil pedaços, preparados por várias pessoas com um ingrediente em comum: o carinho. A festa continuou com muita alegria e diversão até à tarde do sábado.

200 anos de muita história, 200 anos de muita alegria, 200 anos de vida que fora reconhecida e agradecida por todos! Uma data que ficará para sempre na memória de todos nós!

Nayane Borim – Equipe de Pastoral

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: