A visão de Dom Bosco

Dom Bosco tinha uma compreensão ampla de comunicação. A carta que ele escreveu a respeito da difusão de bons livros é uma espécie de carta magna: exprime seu coração apostólico, sua fé e sua visão de empreendedor.

Dom Bosco considerava a comunicação como um campo prioritário da missão : “A difusão de bons livros é uma das finalidades da nossa Congregação… Por isso, peço-lhes e esconjuro a não descuidar dessa parte importantíssima da nossa missão”. É significativo também o fato de que na primeira audiência com o papa Pio IX, conforme nos é referida pelo clérigo Rua que o acompanhava, à pergunta do para “em que o Senhor se ocupa?”, Dom Bosco respondia com estas palavras: “Santidade, ocupo-me na educação da juventude e nas Leituras Católicas” (MB V).

Além da imprensa e da “difusão de bons livros”, Dom Bosco usava todos os instrumentos e linguagens de comunicação disponíveis no seu tempo para a educação: o teatro, as academias, a música…

Dom Bosco utilizava uma vasta gama de estratégias para atingir os jovens, alguns dos quais não tinham nenhuma instrução e às vezes eram também analfabetos. Sabia contar histórias, fazer apreciar os sacramentos: esses dons o tornaram um comunicador eficaz. Mas sabia também recorrer aos jogos, às “boas-noites”, à narração vivaz de sonhos, de histórias, e à liturgia…

Dom Bosco compreendeu a força da informação para a animação da sua família espiritual e para a mobilização da sociedade em favor da sua missão. A criação do Boletim Salesiano respondia exatamente a essas finalidades. Hoje, as possibilidades de oferecer informações e criar comunhão, seguindo os passos de Dom Bosco, são enormes.

Sua visão era orientada para a educação e para a evangelização da juventude e das classes populares. Ele pensou, então, na comunicação como um verdadeiro sistema que envolvia a todos: “As nossas publicações tendem a formar um sistema ordenado que, em vasta escala, abraça todas as classes que formam a sociedade humana” . De fato, a palavra “sistema” é cara a Dom Bosco, que a utiliza particularmente para indicar o conjunto e a articulação dos elementos que caracterizam seu estilo de educação: o Sistema Preventivo.

Sistema Salesiano de Comunicação Social

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: