Aconteceu o Retiro Kairós

Formações e experiências vividas na prática em um final de semana repleto de emoções

Nos dias 06 e 07 de abril a Pastoral do Instituto Dom Bosco reuniu mais de 40 pessoas no Retiro Kairós, realizado no Sítio de Jarinu. Entre os Atendidos do Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco Cidade Ademar, participaram também representantes das equipes de: Voluntários, Oratorianos, Paroquianos, Missionários do GAM e Educadores das Unidades. A missão foi o fortalecimento espiritual e humano entre os jovens e adultos. A proposta foi aproximar-se mais de Deus e de Si mesmo. 

O retiro iniciou com uma oração do Educador Marcos Roberto e apoio do Alexsander (GAM), onde o foco eram as orientações de como viver bem os próximos dias de Kairós. Na sequência, dinâmica de integração elaborada por Larissa Borges, Educadora, para que eles se conhecessem um pouco mais.

A primeira formação ofertada foi  sobre “Gestão do Tempo”, desenvolvida por Larissa a proposta era a análise do tempo de cada um, com o intuito de organizar o “chronos”, para que todos pudessem experimentar o constante Kairós de Deus na vida de cada um. Após o almoço, foi o Momento de Deserto das 10 dificuldades com a Educadora Ana Claudia. 

Dando sequência, Ana, desenvolveu com os participantes a formação “Projeto de Vida”, vislumbrando a caminhada para o futuro de cada um. 

Como atividade formativa e prática, a assessora Larissa trabalhou o cultivo. A proposta é que todos deveriam plantar uma muda de planta e refletir, o que estão cultivando também em suas vidas. As plantinhas foram marcadas, para que eles pudessem acompanhar o crescimento dos brotos.

No início da noite, uma atividade de convivência e um caça ao tesouro, elaborados pelo Educador Denis Alves, com o apoio dos integrantes GAM. Depois do jantar, Marcos Roberto organizou a Via Lucis – Caminho da Luz,  pelo sítio, trabalhando assim um momento profundo de oração e encontro com Deus. Encerramos o nosso sábado com o Boa noite, organizado Clayton Santos, refletindo sobre a luz. 

O domingo iniciou com uma oração, onde Joselma Lima falou sobre o Ser Humano, feito à imagem e semelhança de Deus; Em continuidade, Irmão José Carloto (Zezo), com a última formação, onde trabalhou o tempo de Jesus que ilumina o nosso próprio tempo. O final de semana encerrou com a Santa Missa conduzida pelo Diretor Padre Emerson Medeiros e a gincana dirigida por Denis e a turma do GAM. 

Como foi o Retiro para você? 

“Esse final de semana foi um dos melhores da minha vida, senti muito a presença de Deus, tive experiências novas e ainda fiz novas amizades, de todos os que eu já fui, o Kairós foi o melhor, tava precisando dele!”  Tony Bryan da Costa Silva, CJ Castelinho Dom Bosco

“Participar do Retiro pra mim foi um sonho. Que lugar sensacional, a paz é inexplicável. Confesso que no começo estava com medo, pois era algo novo, mas é surreal como Deus é incrível, a sensação de paz e renovação é realmente emocionante. É maravilhoso ver como Deus se fez presente em cada experiência e nos presenteou com momentos tão especiais. Que a busca pelo Kairós seja repleta de bênçãos e novas experiências incríveis! Do Retiro levo comigo só coisas boas, e amizades que nasceram para vida. Deus, estou à espera do seu Kairós!”  Isabelle da Silva Souza, Curso de Administração CEDESP Bom Retiro

“Eu Gabrielle Amaral participei do retiro Kairós 2024. Bom, esse retiro foi uma experiência incrível para a minha vida, ainda por conta que eu tinha muitas dúvidas sobre Deus e tudo mais, e algumas destas dúvidas foram esclarecidas. Esse retiro me marcou de tantas formas, me fez refletir bastante, uma das atividades foi o deserto, realizado pela Ana Cláudia, que tinha que colocar 10 dificuldades sobre você e refletir. Foi muito marcante, pois eu nunca tirei um tempo assim para mim. Outro momento foi plantar as plantinhas, que fez eu e meu grupo nos conhecer e entender uns aos outros. Juntos fizemos várias reflexões da vida e com isso percebemos o quão a natureza e Deus são perfeitos, aproveitando essa fala de quão perfeito Deus é, me lembrou a conversa com o irmão Zezo sobre a gente estar um pouco abaixo de Deus e acima dos anjos, isso foi algo que me tocou profundamente, igual o encontro com Jesus na figura do Alec. Bom, eu poderia falar o dia inteiro sobre o retiro, mas esses foram os momentos mais importantes para mim.” Gabrielle Cristine Santos Amaral, Curso de RH CEDESP Vila Paulistana

“O que falar desse retiro? Sabe, não tenho palavras para descrever a mistura de sensações que senti ali, percebi como meu tempo é valioso, como eu reclamo demais por coisas simples,  percebi também como Deus é perfeito, como ele criou as coisas perfeitas, como ele me criou perfeita. No sábado à noite vi um céu perfeito com milhares de estrelas mais uma delas estava em formato de cruz; Como pode ele ser tão perfeito assim, percebi que naquele momento ele sempre esteve comigo eu que não percebia. Também teve uma gincana muito legal, o meu time era o mais competitivo, foi simples perfeito a gente leu uma passagem da Bíblia sobre a luz do mundo, que a gente tinha que ser assim como aquela cidade no monte luz para as pessoas. Os Salesianos espalham alegria por onde vão quero ser assim, espalhar a alegria e o nome de Deus. Finalmente eu consegui enxergar, finalmente eu senti a presença do meu Deus de novo onde eu já não sentia há algum tempo atrás, mas ele sempre esteve ali eu só não percebi.

Pela manhã, um dos formadores, falou sobre o que a gente estava fazendo ali, que a poderíamos sair de lá mais vazio do que entramos,  mas eu saí completamente transbordada, tão transbordada que eu só sei que eu tô me sentindo a pessoa mais amada por Deus e mais feliz de novo. Eu aprendi que nem tudo vai ser perfeito, que a gente tem que agradecer até pelas coisas ruins que acontecem nas nossas vidas, que eu tenho que parar de reclamar e agradecer, eu tenho que ser luz para as pessoas. Eu preciso voltar para meu Deus,  ele completa o meu coração, ele preenche o vazio,  ele é meu refúgio e fortaleza. Ele criou um mundo perfeito, tão perfeito que quando eu olho a criação dele fico sem fôlego, de tão perfeito que é. Não poderia esquecer as minhas filhas que plantei lá, elas são tão pequenas e perfeitas, elas se chamam:  Florisbeel, Florenzo e Flora. Ao plantá-las, percebi como a gente coloca tanto amor em uma pequena plantinha e torcemos para que elas cresçam, fortes e lindas! E foi aí que eu percebi, foi assim que Deus nos criou, como com as plantinhas, se até agora não consegui tirar essas pequenas plantinhas da minha cabeça, sei cada nome delas e a forma que elas foram plantadas com cuidado e muito amor, assim somos nós para Deus.”, Leticia Nunes, Curso de RH no CEDESP Vila Paulistana.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: