A ADMA, Associação de Maria Auxiliadora, da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora de São Paulo, reuniu-se no dia 21 de setembro, para o Encontro Inspetorial, que aconteceu na Obra Social dos Salesianos de São Carlos. Foram cerca de 250 membros associados, de 21 grupos locais da ADMA, além dos 30 aspirantes. O Encontro Inspetorial contou também com a presença fraterna dos sacerdotes salesianos: Padre Alexandre Luis de Oliveira (Inspetor SP), Padre Vinicius Ricardo de Paula (Delegado Inspetorial ADMA SP), Irmão Amiranda (Delegado da Família Salesiana de SP), Padre Marco Biaggi, Padre João Gabriel Galhoti Pinto, Padre Wilson Fiorin , Padre Marcos Sergio da Silva e Padre William de Lima, diretor do Centro Local de São Carlos.
O tema em reflexão foi “DAR-TE-EI A MESTRA”, tema do Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, realizado em Fátima, Portugal, em agosto de 2024, com palestras, dinâmicas, músicas, oração, reza do terço e muita alegria , reavivando a chama do carisma salesiano na Família Salesiana.
O encontro trouxe muita espiritualidade salesiana na oração inicial, conduzida pelo Padre William , que relembrou o ‘Sonho dos 9 anos’ de Dom Bosco, seguido pela reflexão do Padre Marco Biaggi, que trouxe o tema: Na Escola de Maria, Mulher Eucarística – da Carta Encíclica – Ecclesia de Eucharistia (São João Paulo II). Padre Marco reafirmou que “aos membros da Associação de Maria Auxiliadora é confiada a missão de serem verdadeiras ‘pedras vivas’ na Igreja do Senhor, promovendo a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora e a Jesus Eucarístico”. Partilhou que o Carisma Salesiano nos convida a ter as mangas arregaçadas para o trabalho junto à juventude, a contemplar Maria Auxiliadora como a Mulher da Fé e da Coragem e a sermos dóceis a ação do Espírito Santo.
Padre João Gabriel com o tema: Ensina-nos a rezar, Peregrinos da Esperança – Viver o Ano da Oração, refletiu que a oração visa aprofundar a comunicação com Deus e evidenciar o aspecto espiritual do Jubileu . O Papa Francisco disse: “me alegra pensar que o ano anterior ao evento do Jubileu, 2024, pode ser dedicado a uma grande sinfonia de oração. Em primeiro lugar, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de ouvi-Lo e de adorá-Lo. Um ano em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do ‘Pai Nosso’, a oração que Jesus nos ensinou, o programa de vida de cada um de seus discípulos”.
Um momento de muita emoção foram as palavras Ir. Amiranda, Delegado FS que partilhou sobre o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora que, com o seu testemunho pessoal, deu dicas de como conquistar os jovens para que também possam experimentar das graças boas novas do Evangelho e do privilegio que é ser filho amado de Maria Auxiliadora.
O terço foi rezado e encenado pelos jovens com linda performance e devoção a Nossa Senhora Auxiliadora. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Alexandre e meditou que o Evangelho nos propõe contemplar a beleza de ser criança como garantia do Reino. A família salesiana deve ser aquela que se expõe à graça de Deus e pede a benção para as suas realizações como uma criança que representa simplicidade, inocência e dependência. Elas são livres da malícia e fingimento, nelas estão a as características do Reino e se tornam sinais de Deus com a pureza de coração e humildade. Exclui todo pensamento de egoísmo e de orgulho. Quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.
Ao final da missa, de forma fraternal, concedeu a Benção de Nossa Senhora Auxiliadora aos presentes e deu graças ao Senhor por esse grupo de especial carisma, tão presente e atuante na Inspetoria de São Paulo.