ANS: Carta de Roma completa 139 anos em 2023

10/05/2023
Autor desconhecido

O documento foi escrito em 10 de maio de 1884 e conta com elementos expressivos

Há 139 anos era escrita a famosa “Carta de Roma”, de Dom Bosco, aos seus salesianos para adverti-los sobre o risco da perda da natureza verdadeiramente “salesiana” de estar entre os jovens, educá-los e evangelizá-los. Uma forma de estar presente entre os jovens, forma que implica amor, exige a visibilidade deste amor, é capaz de promover questionamentos, oferecer modelos, despertar sonhos, projetos e perspectivas; gerar, enfim, homens e mulheres maduros, capazes de construir o Reino de Deus a serviço dos irmãos e irmãs. Recentemente, o Reitor-Mor emérito, P. Pascual Chávez Villanueva, propôs uma leitura atualizada desta carta, que é, e continua a ser, um marco carismático para toda a Congregação e a Família Salesiana.

A carta-sonho de Dom Bosco, escrita em Roma, em maio de 1884, deixa clara a dialética entre a “presença do Carisma” e a “obra de serviços educativos ou sociais”. Porque pode muito bem existir a presença do carisma sem uma obra – como era em Turim com Dom Bosco, antes da estruturação da realidade de Valdocco, ou como é naquelas realidades em que, por diversos motivos, as obras são impossíveis; assim como pode existir uma obra sem a presença do carisma: uma obra que avança por inércia, que perdeu capacidade proativa e sentido, que talvez tenha até um passado glorioso para contar, mas que não tem mais nada a dizer no cenário socioeclesial de hoje.

Diante deste risco, o P. Chávez propõe uma releitura, contextualizada à realidade de hoje e seus desafios, da Carta de Roma, que ele define como “Evangelho de Dom Bosco”. Os salesianos são, portanto, chamados a acolher os jovens como eles são, “no estado em que se encontram” e a articular as propostas e ações para aqueles específicos rapazes e moças, e para cada situação particular. “Trata-se de buscar aquele raro equilíbrio entre propostas radicais de sentido e respeito às dinâmicas pessoais e coletivas de que todos precisam para alcançá-las”, explica.

Elementos 

A leitura do P. Chávez identifica os seis elementos mais significativos da Carta de Roma:

  • Saber usar a linguagem do amor – ou seja, o grande princípio da “visibilidade do amor”;
  • Compreender os jovens – o elemento racional que permite anular a distância geracional;
  • Ter a felicidade no coração – como finalidade da vocação de cada um e caminho privilegiado de evangelização;
  •  Estar presente – fisicamente e no diálogo e confronto sinceros;
  • Superação das formalidades – aceitando o esforço educativo para dar aos jovens modelos de crescimento;
  • Compartilhar a ação  – acompanhando e promovendo o protagonismo juvenil.

Fonte: Agenzia Info Salesiana

Notícias
Notícias relacionadas
09/02/2026
Novo Conselho Inspetorial da ADMA SP toma posse em Campinas – SP
Celebração eucarística reuniu cerca de 150 associados na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e oficializou a missão do conselho para o triênio 2026-2029.
10/08/2023
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Sorocaba, Realiza Primeiro Encontro de Jovens: “Um Só Corpo”
Evento reuniu dezenas de adolescentes em um fim de semana marcado por reflexões, jogos, espiritualidade e união, deixando um legado de convivência saudável e crescimento espiritual na comunidade paroquial
22/08/2023
Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Fernando Legal, Bispo Emérito de São Miguel Paulista
Na Inspetoria Salesiana de São Paulo, foi Diretor do Instituto Teológico Pio XI entre 1968 e 1970, Conselheiro Inspetorial entre os anos de 1968 e 1972, e Vice-Inspetor de 1973 a 1976. Além disso, Dom Fernando foi Inspetor Salesiano durante o sexênio de 1976 e 1980.