Artêmides Zatti

 

BEM-AVENTURADO ARTÊMIDES ZATTI (1880-1951)

Beatificado no dia 14 de abril de 2002

Artêmides Zatti nasceu em Boretto, província de Reggio Emilia (Itália), no dia 12 de outubro de 1880, de Luís Zatti e Albina Vecchi, uma família de agricultores. Desde pequeno foi habituado ao trabalho e ao sacrifício. Aos nove anos já ganhava seu salário como trabalhador braçal.

Em 1897, a família Zatti, obrigada pela pobreza, emigra para a Argentina a fim de estabelecer-se em Bahía Blanca. Ali Artêmides começa a freqüentar a paróquia dirigida pelos Salesianos e torna-se colaborador do pároco, P. Carlos Cavalli, com o qual compartilha freqüentemente trabalho e oração. Sente o desejo de ser salesiano e é aceito como aspirante por Dom Cagliero e já com vinte anos entra na Casa de Bernal. Começa a estudar com afinco para recuperar os anos perdidos.

A Providência confia-lhe a tarefa de assistir um jovem sacerdote, doente de tuberculose, que morre em 1902. No dia em que Artêmides devia receber o hábito clerical contraiu também ele a doença. Retornando àquela casa, o P. Cavalli destinou-o ao hospital missionário de Viedma. O P. Evarisio Garrone, forte da experiência amadurecida no exército, dirige o hospital. Com ele, Artêmides pede e obtém de Maria Auxiliadora a graça da cura com a promessa de dedicar toda a vida ao cuidado dos doentes.

Curou-se e manteve a promessa. De início, começou a ocupar-se da farmácia anexa ao hospital, onde aprendeu a lógica do P. Garrone: só paga quem pode. Falecendo o P. Garrone, recebeu a total responsabilidade pelo hospital.

Em 1908 emitiu os votos perpétuos. Foi de uma dedicação absoluta aos seus doentes. O povo o procurava e estimava. Para o pessoal qualificado do hospital era não só um ótimo dirigente, mas sobretudo um grande cristão.

Há quem descreva assim a sua jornada: “às 4,30 já estava em pé. Meditação e Missa. Visita a todos os setores. Depois, de bicicleta, visita os doentes espalhados pela cidade. Após o almoço, uma entusiasmada partida de boccia com os convalescentes. Das 14 às 18, nova visita aos doentes internos e externos ao hospital. Trabalha na farmácia até às 20. Depois, novo retorno às enfermarias. Até às 23 estuda medicina; enfim, leitura espiritual. Em seguida, o responso em permanente disponibilidade para algum chamado”.

Conseguiu o diploma de enfermeiro. Em 1913, trabalha na construção do novo hospital que, depois, com seu desprazer, foi demolido. Sem se desencorajar organizou um outro. Como Dom Bosco, fez da Providência a primeira e segura entrada do balanço das obras a ele confiadas. Maria Auxilidora jamais o abandonou. Quando Dom Bosco sonhava com seus coadjutores salesianos, seguramente desejava-os santos como Artêmides. Em 1950, tendo caído da escada, foi obrigado ao repouso. Depois de alguns meses manifestaram-se os sintomas de um câncer.

Faleceu em 15 de março de 1951. João Paulo II beatificou-o em 14 de abril de 2002. Seus restos mortais repousam na capela dos Salesianos em Viedma.

sdb.org

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: