Nos dias 23 e 24 de setembro de 2024, o Instituto Teológico Pio XI, localizado no bairro do Alto da Lapa, em São Paulo, sediou a Assembleia Inspetorial Ordinária, um evento que reuniu diretores, ecônomos e salesianos das Comunidades Religiosas da Inspetoria para discutir questões sobre a formação e o futuro de algumas presenças salesianas. Convocada pelo Inspetor e com caráter consultivo, a reunião teve como um dos focos principais a avaliação das experiências formativas no Aspirantado/Pré-noviciado de São Carlos (SP) e o futuro da presença de Araras (SP). A programação contou com a presença do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, que abriu o evento com a conferência “Por uma cultura formativa: resgate e inovação”, abordando estratégias para fortalecer a formação inicial e permanente dos religiosos.
Os objetivos da assembleia incluíram o fortalecimento de uma cultura formativa inspirada nos fundamentos da vida consagrada, que valorizasse a comunidade como agente principal da formação e buscasse soluções para enfrentar a escassez vocacional que desafia a vida religiosa. A assembleia procurou encontrar caminhos para ajudar a garantir a fidelidade ao carisma de São João Bosco e a eficácia dos processos formativos.
As contribuições dos salesianos foram compilados em um relatório que ajudarão a orientar as decisões do Inspetor e de seu Conselho. A Assembleia Inspetorial Ordinária se apresentou, assim, como um espaço de reflexão estratégica e discernimento comunitário, promovendo o desenvolvimento integral dos salesianos e o alinhamento das atividades pastorais e formativas com os desafios e necessidades da realidade atual.