No último mês, os educandos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Dom Bosco Vila Paulistana, vinculado ao Instituto Dom Bosco, tiveram uma experiência enriquecedora ao visitar as instalações da LOGA Logística Ambiental de São Paulo. A LOGA, empresa responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Região Noroeste da cidade de São Paulo, abriu suas portas para as turmas de Logística e Marketing do CEDESP.
Ao todo, 49 educandos e educadores tiveram a oportunidade de participar de um tour guiado pelo Analista Técnico, Lucas Borba, que os levou pelo centro de distribuição da empresa, proporcionando uma visão detalhada de como os resíduos são separados e tratados.
Em um espaço educativo dedicado à formação, Diogenes Pereira liderou as atividades com os jovens e adultos. Durante as apresentações, os educandos puderam compreender a magnitude da questão dos resíduos na cidade de São Paulo.
Fabiana Santello, Educadora de Comunicação no Instituto Dom Bosco, enfatizou a importância da conscientização da população em relação aos aspectos ambientais, econômicos e sociais desse processo. “Durante as apresentações é evidente que o lixo orgânico captado por dia é muito menor que o reciclável durante o mês. Enquanto o orgânico varia de 6 mil toneladas dia, o orgânico é 2 mil por mês. Na verdade falta a conscientização da população quanto à importância ambiental, econômica e social deste processo”, concluiu ela.
O aluno do curso de Logística, Thiago Santos, expressou sua satisfação com a experiência. “Achei a visita muito boa e informativa. Agora, saímos daqui com uma visão diferente e a responsabilidade de compartilhar o conhecimento com amigos e familiares. Precisamos entender que não podemos simplesmente jogar o lixo de qualquer forma, como o vidro, que não deve ser misturado com os resíduos comuns, para evitar riscos aos coletores”, destacou ele.
A visita à LOGA proporcionou aos educandos do CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana uma oportunidade única de aprender sobre a importância da sustentabilidade, do manejo correto de resíduos e da conscientização ambiental.
Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Texto e Imagens: IDB