Campanha da Fraternidade é lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas 

A fome será abordada pela terceira vez, desde o início da campanha, no Brasil

Sob o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), a Campanha da Fraternidade 2023 traz, pela terceira vez, a fome como destaque na Igreja do Brasil.

Pela terceira vez a fome é tratada, pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade, no ano que precede o 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, em novembro de 2022. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

A proposta é despertar o espírito da caridade e do compromisso que devem estar presentes em todos que querem ser discípulos de Jesus. O tema com o lema, incentiva nossas comunidades a assumirem suas responsabilidades diante da situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo do Mestre Jesus.

História  

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana e dos filhos de Deus.

Assumida pelas Igrejas, particularmente no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

Entre os objetivos permanentes da campanha, estão: Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

Oração da Campanha da Fraternidade 2023

Pai de bondade, 

ao ver a multidão faminta,

 vosso Filho encheu-se de compaixão,

 abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes 

e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.

 Confiantes na ação do Espírito Santo, 

vos pedimos: 

inspirai-nos o sonho de um mundo novo,

 de diálogo, justiça, igualdade e paz;

 ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,

 sem fome, pobreza, violência e guerra;

 livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

 Que Maria, nossa mãe, interceda por nós

 para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,

 sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

 Amém.

Informações e Imagens: CNBB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: