No terceiro dia de trabalho do 32º Capítulo Inspetorial, os participantes iniciaram a programação com uma Celebração Eucarística presidida pelo P. Maurício Miranda, regulador do Capítulo.
Após o café da manhã, a assembleia retomou os trabalhos com o plenário sobre núcleo temático 2, discutido em grupo na noite anterior. O restante da manhã foi dedicado aos trabalhos em grupo e plenário sobre o núcleo temático 3, cujo tema era “Uma corajosa revisão e reformulação do governo da congregação”. Durante a tarde, os grupos voltaram a se reunir, desta vez para discutir o Projeto Orgânico Inspetorial.
Projeto Orgânico Inspetorial
O Projeto Orgânico Inspetorial (POI) é um plano estratégico que orienta o desenvolvimento da Inspetoria, assegurando a continuidade e coerência das decisões. Ele é um instrumento prático que visa alinhar os recursos educativos e pastorais, servindo como referência para os projetos das comunidades educativo-pastorais (CEP). A Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora propôs a unificação deste documento com o Projeto Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial (PEPSI) para alinhar estratégias diretamente com a missão, promovendo uma mentalidade compartilhada e gestão corresponsável dos processos pastorais. Apesar de não ser obrigatório a aprovação deste texto pelos membros capitulares, o Padre Inspetor e seu conselho decidiram-se por trazer esse documento para votação tendo em vista um caminho mais sinodal entre os membros da Inspetoria.
Primeira votação
Como previsto no diretório a comissão responsável por reunir todas as sugestões propostas pelos grupos de trabalho, devem apresentar os textos com as modificações executadas. Então, os textos foram submetidos à primeira votação, permitindo que os membros do capítulo avaliassem e aprovassem as propostas revisadas. Este processo de votação aconteceu no período da noite e foi crucial para garantir que as decisões refletissem o consenso dos participantes.
O dia encerrou-se com a oração das completas conduzida pelo salesiano João trinca, seguido do “Boa Noite” conduzido pelo P. Agnaldo Soares Lima, proporcionando um momento de paz e agradecimento após um dia de trabalho árduo e colaborativo.
Uma expressão de comprometimento
O P. André Simões, Ecônomo Inspetorial, destaca que “tem sido uma experiência muito interessante. A preparação para o Capítulo Geral e como o tema, que é muito marcante a nossa vida como consagrados, o aspecto principal deles é estarmos apaixonados por Cristo e participar deste momento nos ajuda e enriquece a comunidade inspetorial a viver bem sua vida de consagrados para que possam realizar bem a sua missão, a sua tarefa em todas as comunidades. Então, esse momento é de suma importância para a nossa comunidade inspetorial e que possamos, sob a luz do Espírito Santo, vivermos bem essa nossa vida de consagrados, ajudando-nos salesianos consagrados, leigos que participam, animam e fortalecem a nossa caminhada de salesianidade a vivermos juntos esse momento tão importante e necessário na vida da nossa querida inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora.”
Já o P. Roque Luiz Sibioni, delegado inspetorial, afirma que “o capítulo inspetorial é sempre uma grande oportunidade dos salesianos, juntamente com os leigos, se reunirem para debruçar sobre temas que são propostos pela Congregação Salesiana, mas também para analisar algum aspecto que julga necessário de interesse da própria inspetoria. Eu penso que aquilo que estamos vivendo aqui enquanto Assembleia Capitular é uma expressão bastante grande de compromisso, de comprometimento também dos salesianos e também dos leigos para com a inspetoria, a missão que ela realiza nos seus vários âmbitos e a gente percebe os salesianos bastante envolvidos com as discussões dos temas, preocupados também com aquilo que vamos apresentar para a Congregação e quanto contribuição da inspetoria e, de modo particular, também da preocupação nossa para com a missão junto aos jovens. Então, eu vejo que é uma experiência muito rica, fraterna, onde que a gente também aprende, consegue ter uma visão bastante ampla da inspetoria por meio dos vários documentos que são apresentados, ter também uma visão bastante ampla daquilo que as comunidades também pensam sobre os temas e, acima de tudo, encontrar bastante espaço para diálogos sobre os temas que são propostos com responsabilidade, também com fraternidade e a vivência também de tudo isso.”
Neste ano, o Capítulo contou com a participação de três jovens convidados do Conselho Inspetorial da Articulação Juvenil Salesiana (AJS) e o seu coordenador, Victor Henrique Faia Sousa, partilhou sobre a importância de estar aqui representando todos os jovens ao dizer que: “eu acho que o mais interessante do capítulo é a gente poder ver como funciona, como é a participação dos salesianos e como as decisões são tomadas, que é algo muito democrático, que consegue abranger muitas opiniões. Além disso, o acolhimento que a gente teve como família salesiana realmente foi muito bom, a gente pôde também conhecer um pouco mais dos padres e do porquê eles tomam determinadas decisões. Então, eu acredito também que para nós jovens, é muito importante fazer parte desse momento para que a gente possa ter realmente um dedo dos jovens em meio a um grande evento como é o capítulo.“