Carnaval Legal IDB: Conscientização, Cultura e Alegria

Marchinhas, gincanas e concurso de melhor fantasia fizeram parte do carnaval do Instituto Dom Bosco

Neste ano, o Instituto Dom Bosco (IDB) programou diversas atividades para celebrar o carnaval. Ao som de marchinhas conscientes e gritos carnavalescos contra a exploração sexual infantil, o instituto também abordou temas culturais, como o Papangu, atração principal do Carnaval de Bezerros, no Agreste Pernambucano. Enredos, bateria e concurso de melhor fantasia também estiveram presentes nas celebrações. 

Castelinho Dom Bosco 

Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Castelinho Dom Bosco teve o seu grito de carnaval no dia 17 de fevereiro. A Obra trouxe como tema principal, eu suas comemorações, a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Cartazes de conscientização sobre a terceira idade, marchinhas, maquiagens e acessórios também foram desenvolvidos pelos atendidos. “Achei maravilhoso a atividade intergeracional. Ela fez as crianças terem uma outra dimensão do que é ser Idoso. Além de expressar a alegria de uma forma simples e despretensiosa, brincando”, concluiu  Roberto Pereira Mendes, Gerente de Serviços do CCA Castelinho.

Bom Retiro 

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Provim Bom Retiro não ficou para trás e desenvolveu, ao longo do mês, diversas atividades de carnaval. Entre elas estava o concurso de marchinhas e fantasias, além de uma bateria de escola de samba, mas o destaque principal ficou para o desfile de papangus, onde os educandos puderam, ao longo do mês, elaborarem as próprias máscaras. 

 “Eu achei  muito importante resgatar o que vivi e brinquei na minha infância em Pernambuco. Ao mostrar para os educandos o que representava cada objeto, a fantasia e a importância, percebi o entusiasmo deles em trazer essa brincadeira para o nosso dia-a-dia!”, declarou José Luiz de Oliveira Júnior, idealizador da atividade.  

Tradicionalmente conhecido no Carnaval de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, os “mascarados” surgiram por volta de 1881, quando alegram as festas dos senhores de engenho e saiam pelas casas se divertindo e comendo angu (massa consistente de farinha de milho). A atividade foi desenvolvida pelo educador José Luiz de Oliveira Junior e pela educadora Bruna Miranda

CEDESP Bom Retiro 

Com o objetivo de promover momentos de descontração e fortalecimento dos vínculos, a turma do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), garantiu a diversão através de muita música e dança, além de abordar a cultura de outros países.. “Esses momentos são fantásticos, podemos estar mais próximos dos nossos educandos, além de descobrir, apreciar e valorizar talentos. Fortalecendo as nossas relações, criando elos e fortalecendo vínculos”, declarou Rosana Ferreira, Gerente de Serviço. 

CEDESP Vila Paulistana 

No Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) – Vila Paulistana, o ritmo de carnaval não foi diferente. Os educandos puderam, ao longo do mês, desenvolver fantasias e marchinhas de carnaval. A alegria estava evidente, como destacou a voluntária Rayssa Isabelly Bheraborde, ao falar sobre a sua experiência na unidade. 

“Adorei participar como voluntária. Todos estavam muito envolvidos. Gostei da experiência de elaborar atividades e de fazer as pessoas se sentirem acolhidas”, concluiu a voluntária. 

Confira a marchinha elaborada pelos educandos do CCA Provim – Bom Retiro 

O abre alas que eu quero passar (2x)

Sou da dom Bosco não posso negar(2x)

O abre alas que eu quero passar

Vai ter troféu, quero ver quem vai ganhar (2x)

O abre alas que eu quero passar

Com meus amigos eu quero brincar

Com meus amigos vou poder cantar

O abre alas que eu quero passar

E a vitória vamos abraçar

E a vitória vamos abraçar

Informações e Imagens : Instituto Dom Bosco

Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: