O Centro Juvenil Dom Bosco, na Lapa, realizou o Encontro Sociofamiliar do mês de novembro, com a presença das famílias do Centro de Formação Profissional (CEDESP).
O assunto central da reunião foi a comunicação. Este tema começou a ser discutido na Obra Social durante o encontro realizado em setembro, em que, para fortalecer os vínculos familiares, os participantes do encontro foram desafiados a se reunirem e conversarem por ao menos cinco minutos, duas vezes na semana, sobre acontecimentos do dia, lembranças e situações que precisassem ser resolvidas.
Para isto, o grupo contou com orientações que mostraram como a comunicação efetiva e não violenta pode facilitar uma boa convivência.
LEIA TAMBÉM
ADMA São Paulo elege novo Conselho Inspetorial
Na última conferência, as famílias relataram sobre a experiência.
Em outra etapa, aconteceu a dinâmica “A mensagem”. O exercício mostrou uma forma de comunicação onde o diálogo ocorre não somente por uma, mas por duas ou mais pessoas e todos têm o direito de se expressar e o dever da escuta. A proposta realça como as situações são conduzidas e interiorizadas no seio familiar.
Na conclusão desse momento, foi apresentado aos participantes uma árvore genealógica, produzida por um educando e duas colaboradoras do Centro Juvenil.
Por fim, os educadores dialogaram com os responsáveis sobre o desenvolvimento dos atendidos nas atividades propostas ao longo do semestre.
Texto e Fotos: Centro Juvenil Dom Bosco