CFC Itaquera sedia o II Encontro de Colaboradores da Ação Social

No dia 29 de maio de 2015 aconteceu no Centro de Formação e Cultura Dom Bosco, Itaquera, o I Encontro de Colaboradores da RSB-Social, Polo São Paulo dos Salesianos e Salesianas como RSB – Social, que contou com mais de 800 participantes. O objetivo do encontro foi comemorar o Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco como Rede Salesiana Brasil de Ação Social cujo tema foi a estreia 2015 do Reitor-Mor P. Angel Fernández Artime: “Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens”.  

O evento começou por volta das 8h30 com a chegada dos colaboradores de diversas partes do estado de São Paulo com uma breve acolhida e café da manhã. A abertura do evento foi realizada por Pe. Renato Tarcísio de Moraes Rocha e Ir. Maria das Graças Rodrigues, animadores do polo São Paulo da RSB-Social. A oração inicial foi conduzida pela Ir. Ana Alzira, enriquecida por uma breve encenação.

Após a oração foi realizada uma apresentação circense pelos educandos do CFC resgatando a história de Dom Bosco com a participação especial de um ex-educando do Centro de Formação e Cultura, Raul que hoje trabalha no Circo de Soleil. Em sua apresentação, ele fez uma homenagem emocionante para todos os educadores, dizendo: “Vocês educadores têm o poder de colocar a sementinha nas crianças para poder alcançar os sonhos e mudar o futuro delas”.

Foram realizadas três palestras ao decorrer do dia de acordo com o tema do evento. Marcos Santos conduziu a palestra com o tema: “Como Dom Bosco – realidade juvenil do século XIX e atual”; Ir. Silvia Aparecida da Silva, “Com os jovens – a crença profunda no jovem/protagonismo juvenil” e Pe. Agnaldo Soares de Lima, “Para os jovens – Sistema Preventivo e garantia de direitos (redução da maioridade penal)”.

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco fez o encerramento cuja animação contagiou todos os participantes com muita alegria, homenageando o Pai e Mestre da Juventude.

Textos: Lígia Pinho

Fotos: Luana Dorizo

Revisão dos textos: Fernando Vieira, secretaria da RSB – Social – Polo São Paulo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.