Ciclo de Debates traz a Pedagogia de Dom Bosco aos alunos de Tecnologia

O UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Campinas, Campus São José, realizou em 12 de maio, no Auditório Artêmides Zatti, a última palestra do Ciclo de Debates sobre a Pedagogia Salesiana.  Esse encontro foi destinado aos alunos dos Cursos de Tecnologia e aos alunos dos Cursos Técnicos da ETEC (Escola Técnica), com o tema: “A Educação Salesiana e o Mundo Técnico”.

Lenir Moreira Valério, da Pastoral da Universidade (PdU), deu as boas-vindas aos alunos e explicou que o intuito do encontro é conhecer a trajetória de Dom Bosco Educador e sua dedicação aos jovens.

Pe. Dilson Passos Junior, palestrante da noite, fez um breve histórico da época das grandes navegações, das mudanças econômicas e seus impactos na sociedade. Falou também sobre as Revoluções Industriais na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Península Itálica (Itália). Contou quais eram os problemas sociais dos jovens migrantes na época, com a mão de obra não-especializada, a fome, a violência, o álcool, os jogos e a prostituição.  Dom Bosco, a partir desse contexto, intuiu que era necessário dar as respostas a este desafio social, para além do assistencialismo. Foi então que criou o oratório festivo, as casas de acolhimento, as escolas noturnas e as escolas profissionais, originando a mão de obra especializada.

“Dom Bosco não queria formar gente apenas para cuidar de máquinas, mas preparar pessoas, com valores humanos, religiosos e sociais. Pensando num novo sistema educacional, chamado Sistema Preventivo, formado pela razão,  religião e bondade – Dom Bosco torna a relação do educador, companheiro e amigo do jovem”, diz Pe. Dilson.

Ao final da palestra, o padre deixou dicas de filmes e vídeos sobre o tema discutido aos alunos.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: