Ciclo de Fé e Razão aborda diálogo sobre Deus

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN
Jpeg

A Pastoral da Universidade do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Americana realizou, em 19 de setembro, mais uma edição do Ciclo de Fé e Razão com o tema “Crentes, Ateus e Céticos: Diálogo sobre Deus.” O debate aconteceu no mini-auditório do Campus Dom Bosco e contou com a participação mais de 30 pessoas, entre alunos dos variados cursos da graduação, Ex-Alunos e membros da comunidade externa.

A abertura do evento foi feita pelo Pe. Benedito Espinosa, Diretor Geral da comunidade educativa salesiana de Americana, que acolheu todos e lembrou a importância de um momento como esse, aberto à comunidade. Na sequência a exposição foi iniciada pelo Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho (Pastor Presbiteriano e Mestre em Ciências da Religião pela Mackenzie, autor do livro “Terra de Refúgio” – Adonis, 2012), seguido do filósofo Prof. Dr. Ivan Serra Braga (Doutor em Educação pela UNIMEP e autor do livro “Ateísmo e Evolução” – Biscalchin Editor, 2012) e fechando com Pe. Luis Fabiano dos Santos Barbosa, SDB (Mestre em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e Coordenador do Curso de Teologia do UNISAL São Paulo, Campus Pio XI). Após as contribuições, o público fez perguntas.

Na opinião do coordenador de Pastoral da Universidade, Pe. José Antonio Pajola, o evento “possui máxima importância para os nossos dias, onde muitas vezes existe uma confusão sobre o papel da Igreja na sociedade visto que é um problema bastante complexo para a mentalidade moderna. Isso se deve basicamente a dois fatores: a própria cisão que existe ou querem fazer existir entre fé e razão e ao surgimento da doutrina positivista cuja explicação sobre o ser humano tende a reduzi-lo a uma natureza apenas funcional. Considero particularmente importante o fato de que mesmo as pessoas que se consideram agnósticos ou ateus, devem ser motivo de grande preocupação para nós como cristãos. Mas a questão de Deus continua presente até mesmo para eles, mesmo que não acreditem na natureza concreta de sua atenção para nós. Concluo com uma citação do Papa Francisco da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, n. 257, datada de 22 de março de 2013: ‘Como crentes, sentimo-nos próximos também de todos aqueles que, não se reconhecendo parte de qualquer tradição religiosa, buscam sinceramente a verdade, a bondade e a beleza, que, para nós, têm a sua máxima expressão e a sua fonte em Deus. Sentimo-los como preciosos aliados no compromisso pela defesa da dignidade humana, na construção duma convivência pacífica entre os povos e na guarda da criação. Um espaço peculiar é o dos chamados novos Areópagos, como o Átrio dos Gentios, onde crentes e não-crentes podem dialogar sobre os temas fundamentais da ética, da arte e da ciência, e sobre a busca da transcendência. Também este é um caminho de paz para o nosso mundo ferido'”.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: