Ciclo de Fé e Razão: “Se existe Deus, há uma ética universal?”

Em 11 de abril, a Pastoral da Universidade do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Americana, promoveu o terceiro encontro sobre Fé e Razão com o tema: “Se existe Deus, há uma ética universal?”. Houve a participação de alunos de Cursos de Graduação e mestrado, pessoas convidadas por eles e membros da comunidade externa, num total de 40 pessoas. O coordenador de Pastoral da Universidade, Pe. Roberto Furtado, fez a abertura do encontro reiterando a importância da discussão no ambiente acadêmico. O debate contou com a participação dos docentes da Unidade: Prof. Dr. Daner Hornich, Prof. Me. Fabio Camilo Biscalchin e Prof. Dr. Francisco Evangelista.

O professor Francisco lançou algumas questões que ajudaram a reflexão, dentre elas: somente aquele que crê em Deus tem ética?; os mandamentos são essenciais para organização de uma vida em sociedade? Depois finalizou, relembrando a metamorfose do espírito, de Nietzsche. Na sequência, o professor Daner fez uma construção filosófica, partindo da tradição greco-romana até a modernidade, citando os filósofos e pensadores desses períodos, dentre eles: Platão, Aristóteles, Descartes, Hobbes, Locke, Hume, Kant, Heigel, Nietszche e Marx; contextualizando com o que hoje nos deparamos como entendimento de sociedade, de Deus e da ética.

Finalizando a rodada de exposições, o professor Camilo trouxe à discussão uma remodelação da pergunta tema do ciclo: “Por que Deus tem que garantir uma ética universal?”. Na sequência, fez uma construção da visão de Deus para os judeus – o Deus da libertação, depois, o Deus que Jesus manifestava no acolher e tratar bem o outro, e por fim, o porque tratar bem o outro é difícil, tendo como base nas suas argumentações os autores Jung Mo Sung, Leonardo Boff e Dalmo de Abreu Dallari.

Houve sessão de perguntas e outros comentários direcionadas a mesa, enriquecendo a discussão e permitiu que os professores trouxessem novas contribuições.

O Ciclo de Fé e Razão continuará no segundo semestre. Mais informações ou sugestão de temas: [email protected].

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: