Ciclo Fé e Razão fala da “banalidade do mal e a misericórdia de Deus”

O UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, realizou mais uma edição do Ciclo Fé e Razão, trabalho realizado em conjunto com a Pastoral da Universidade (PdU), pelo Núcleo de Educação dos Direitos Humanos e Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais em 9 de abril, no Campus Dom Bosco, em Americana-SP.

Compondo a “mesa-redonda” estavam presentes o Prof. Dr. Daner Hornich – Professor do UNISAL e Doutor em Filosofia, o Prof. Dr. Thiago Calçado – Professor da Pós-Graduação do UNISAL e Doutor em Filosofia, o Padre Alexandre Boratti Favreto – Mestre em Ciências da Religião e como mediador o P. Me. José Antonio Pajola – Coordenador da Pastoral do UNISAL Americana.

As apresentações dos conferencistas tiveram como embasamento os pensamentos provenientes do texto sobre a Misericórdia do Papa Francisco e também de dois filósofos Hannah Arendt e Michel Foucault.

Podemos perguntar: o que está havendo com a sociedade internacional e brasileira? Vive-se um tempo da banalização do mal? Provavelmente uma conjunção de fatores sociais, econômicos e espirituais pode ser uma das possíveis explicações para esse quadro.

“Vivemos um estado de violência brutal. Essa violência que atinge qualquer consciência e que agride, inclusive, o nosso próprio olhar. O mal está sempre tão presente que nos acostumamos com ele e ele simplesmente se apresenta como algo simples, banal, e isto não pode acontecer”, afirmou um dos participantes ao final da manhã de debates.

Com essa reflexão o objetivo do evento é colaborar com as pessoas para se questionem pelos fatos que compõem o contexto social atual para chegarem à decisão de que algo deve e pode ser feito como tentativa de mudança da realidade, na qual, o mal é visto como um componente quase que obrigatório no mundo.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: