Clube de Escritores do UNISAL enriquece a experiência cultural e literária

O UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Campinas, Campus São José, realiza todas as quartas-feiras, no período noturno, o projeto Clube de Escritores. Organizado pela coordenação dos Cursos de Extensão, o encontro está no segundo semestre de atividades e convida estudantes, familiares, amigos e Ex-Alunos a manter um espaço permanente para expressão de talentos, enriquecendo as experiências cultural e literária.

O encontro é ministrado pelo Prof. Daniel de Oliveira Nery Costa, graduado em Ciências Econômicas pela Unicamp e professor de Contabilidade do Curso de Administração do UNISAL.

“O objetivo desses encontros é diversificar a experiência estudantil e a vivência universitária, fortalecendo a instituição, não apenas como um centro de profissionalização, mas como um espaço de apropriação e repercussão de nossa herança cultural”, diz o professor.

A dinâmica dos encontros consiste em rodadas de leitura de dois tipos: uma para troca de referências com fins de socialização dos acervos, das questões e das perspectivas estéticas que cada um organizou ao longo de suas experiências com a leitura e outras formas de arte e a outra serve para compartilhamento de textos próprios, nos quais o grupo fortalece seu trabalhos com o feedback dos participantes e refina tanto a capacidade de expressão, como a sensibilidade a respeito dos temas. “O grupo tem o tema livro, pode trabalhar questões que identificam sua própria realidade, com o compromisso de refinar sua expressão ao mais sensível. Porém, leva tempo até que os estudantes sejam assertivos sobre seus dilemas para admitir a experiência literária como uma experiência transformadora da normalidade, inclusive a acadêmica”, diz o Prof. Daniel.

“O Clube dos Escritores me soou, quando apresentado, uma iniciativa interessante, onde achei que encontraria pessoas que compartilhassem dos mesmos gostos que eu quanto à leitura e escrita. Hoje, após quase um ano de grupo, vejo que ele somou em minha rotina muito mais do que imaginava, não só pelas trocas de horizontes literários, mas principalmente pelo convívio com os outros colegas, pelo convívio com o professor Daniel Costa, que além de ser muito gentil em doar seu tempo, é uma pessoa com grande entendimento das questões sociais e relações humanas”, diz o aluno João Paulo Moreto,  de Tecnologia em Logística.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: