Colégio promove projeto junto ao CEI Dombosquinho, em Campinas

O Projeto Cidadania 2015 do Colégio Renovatus, que conta como uma das responsáveis a Professora de Ética, Filosofia e Sociologia, Lara Medeiros Belette, abrange alunos do oitavo e novo anos do Ensino Fundamental II. Com cerca de trinta alunos por grupo, eles realizaram duas visitas, sendo a primeira em março e a segundo em 18 de maio, ao Centro de Educação Infantil  Dombosquinho, ligado à Obra Social São João Bosco, em Campinas.

O projeto visa estimular à participação responsável do jovem, aproveitando para fortalecer a formação política e crítica dos alunos Renovatus. Além disso, com o contato com as noventa crianças da Dombosquinho, o projeto incentiva os alunos a participarem ativamente do voluntariado, aproveitando para vivenciar os valores propostos pelocolégio.

Os adolescentes dividem-se em três grupos para atender às salas da Dombosquinho. O primeiro encontro foi realizado com todos juntos, já que o tema trabalhado foi amizade. “A interação entre os adolescentes e as crianças foi muito bacana”, afirmou a Diretora Educacional do CEI, Thaís da Silva. O segundo encontro teve como temática a honestidade, e contagiou todos os participantes.

“O encontro foi muito produtivo para ambos os lados. As crianças fazem amizade rápido. É natural, principalmente desta faixa etária das crianças”, ressaltou Thaís. Ela também destacou o crescimento adquirido deste projeto. “Aprendemos muito com a vinda dos adolescentes. As crianças utilizam até hoje o modo de pedir silêncio deles”.

O projeto conta com uma parte teórica e outra prática. A priori, os alunos terão aulas semanais para discutir temas relevantes, como cidadania e valores. Na parte prática, eles visitarão, uma vez por mês, a CEI da Obra Social, e também promoverão campanhas de arrecadação.

Laís Franco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: