Colégio promove projeto junto ao CEI Dombosquinho, em Campinas

O Projeto Cidadania 2015 do Colégio Renovatus, que conta como uma das responsáveis a Professora de Ética, Filosofia e Sociologia, Lara Medeiros Belette, abrange alunos do oitavo e novo anos do Ensino Fundamental II. Com cerca de trinta alunos por grupo, eles realizaram duas visitas, sendo a primeira em março e a segundo em 18 de maio, ao Centro de Educação Infantil  Dombosquinho, ligado à Obra Social São João Bosco, em Campinas.

O projeto visa estimular à participação responsável do jovem, aproveitando para fortalecer a formação política e crítica dos alunos Renovatus. Além disso, com o contato com as noventa crianças da Dombosquinho, o projeto incentiva os alunos a participarem ativamente do voluntariado, aproveitando para vivenciar os valores propostos pelocolégio.

Os adolescentes dividem-se em três grupos para atender às salas da Dombosquinho. O primeiro encontro foi realizado com todos juntos, já que o tema trabalhado foi amizade. “A interação entre os adolescentes e as crianças foi muito bacana”, afirmou a Diretora Educacional do CEI, Thaís da Silva. O segundo encontro teve como temática a honestidade, e contagiou todos os participantes.

“O encontro foi muito produtivo para ambos os lados. As crianças fazem amizade rápido. É natural, principalmente desta faixa etária das crianças”, ressaltou Thaís. Ela também destacou o crescimento adquirido deste projeto. “Aprendemos muito com a vinda dos adolescentes. As crianças utilizam até hoje o modo de pedir silêncio deles”.

O projeto conta com uma parte teórica e outra prática. A priori, os alunos terão aulas semanais para discutir temas relevantes, como cidadania e valores. Na parte prática, eles visitarão, uma vez por mês, a CEI da Obra Social, e também promoverão campanhas de arrecadação.

Laís Franco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.