O ciclo formativo 2024-2025 do CRESCO América (Centro Regional do Salesiano Coadjutor) começou de forma especial no dia 7 de agosto, em Tlaquepaque, México. O ciclo se iniciou com uma Missa de abertura que foi presidida pelo Padre Cassio Rodrigo de Oliveira, diretor da comunidade, da Inspetoria BSP (Brasil – São Paulo). Junto a ele, estavam os formadores Padre Guillermo Morales, da Inspetoria BCG (Brasil – Campo Grande), e Irmão Efrén Flores Gonzáles, da Inspetoria MEG (México-Guadalajara).
Este ano, a comunidade do CRESCO é composta por seis salesianos coadjutores formandos, distribuídos entre o primeiro e o segundo ano de formação. Ingressando no primeiro ano, estão Julián Pablo Ajalla, da Inspetoria ARN (Argentina Norte), Roberto Jesús Laniado Gálvez, da Inspetoria CAM (Centro América), e Szabolcs Berkeczi, da Inspetoria UNG (Hungria). No segundo ano, os formandos são Diogo Daniel da Silva e Lucas Rodrigues da Cunha, ambos da Inspetoria BSP (Brasil São Paulo), e Raynery Augusto da Silva Souza, da Inspetoria BMA (Brasil Manaus).
Para fortalecer o espírito comunitário e espiritual, a comunidade salesiana viajou para a Cidade do México nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Lá, realizaram seu retiro mensal na Basílica de Santa Maria de Guadalupe, um momento de introspecção e oração, pedindo as bênçãos de Nossa Senhora de Guadalupe para o novo ciclo formativo. Além do retiro, os formandos participaram de atividades de integração, conhecendo mais da rica cultura da capital mexicana.
Texto e fotos: Lucas Rodrigues da Cunha