Na última segunda-feira, 2, o coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil, Marcos Lima, juntamente com a Analista de Documentação do Arquivo Inspetorial, Claudia Trindade, apresentaram ao Conselho da Inspetoria de São Paulo a proposta para a criação da Comissão de Memória Institucional Salesiana da Inspetoria Salesiana de São Paulo.
Durante a apresentação, foram destacadas a relevância de registrar e compartilhar as histórias, as realizações, os valores que moldaram a instituição ao longo dos anos e os benefícios que a instituição poderá alcançar com a gestão da sua documentação e acervo histórico.
A Inspetoria Salesiana de São Paulo possui uma história rica e inspiradora, repleta de conquistas significativas e do espírito salesiano que tem sido a força motriz de nosso trabalho. A criação da Comissão de Memória Institucional Salesiana será fundamental para preservar e transmitir essa herança valiosa às gerações futuras.
Após as considerações, o Conselho Inspetorial Salesiano chegou a uma decisão unânime e aprovou a criação da Comissão, entendendo não ser apenas necessária mas sim primordial para o futuro dos trabalhos da instituição.
O próximo passo consistirá na implantação de metodologias para o processo da gestão e mapeamento dos acervos arquivístico, museológico e bibliográficos existentes nas diversas casas salesianas do Estado de São Paulo.
Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP
Texto e Imagens: Marcos Lima – MOSB