Em Junin de los Andes, Argentina, está em andamento, de 6 a 23 de janeiro, um significativo encontro em preparação para os votos perpétuos, intitulado “Subamos ao Lanín”. Este evento reúne salesianos em formação provenientes de países como Brasil, Equador, Argentina, Paraguai e Chile que também fazem parte do Cone Sul. Destaca-se a presença dos formadores do teologado, P. Paulo Profilo (BSP), P. Vicente Tirabasso (ARG) e P. Félix Levin (CIL).
A proposta abordada no curso engloba diversas dimensões, incluindo a afetivo-sexual, identidade vocacional, constituições salesianas, acompanhamento e discernimento, liturgia da profissão, dimensão comunitária e interculturalidade. Além das conferências, o encontro proporciona momentos de convivência e passeios para fortalecer os laços fraternos entre os participantes. Essa é uma iniciativa inovadora entre as inspetorias do Cone-Sul, proporcionando uma valiosa troca de experiências.
Dois Salesianos formandos, Leonardo e Paulo Sérgio, estudantes do segundo ano de teologia, compartilharam breves testemunhos sobre essa experiência enriquecedora:
“Está sendo uma experiência espetacular desde o início. Os encontros, as palestras e a convivência salesiana com irmãos de outras nações estão contribuindo para uma reflexão profunda sobre a vocação salesiana. É inspirador ver a grandeza de nossa congregação e os desafios enfrentados por cada país. Pessoalmente, este é um momento de revisitar meu projeto de vida e valorizar os presentes de Deus em minha jornada vocacional. Agradeço à Inspetoria de São Paulo pela oportunidade e confiança. Saudações a todos, que Deus os abençoe.”
“A experiência de participar de um encontro internacional em preparação para os votos perpétuos é única. Além do conteúdo formativo, temos a oportunidade de vivenciar a fraternidade com irmãos de outras inspetorias e conhecer suas realidades. Tudo o que estamos experimentando nestes dias destaca a beleza e a exigência da missão salesiana, motivando-nos a nos entregar definitivamente à missão que Dom Bosco confiou aos Salesianos. Desde já, agradeço à Inspetoria de São Paulo pela confiança e pela oportunidade. Que Deus os abençoe.”
Notícia enviada por Leonardo da Silva Rodrigues, SDB