Curso de Psicologia do UNISAL oferece plantão psicológico durante a pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O atendimento tem caráter imediato e é focado na escuta e no acolhimento emergencial

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, por meio do Serviço de Psicologia Aplicada – SPA, oferece à comunidade educativa e externa a possibilidade de atendimento psicológico gratuito já há muitos anos.

Com a pandemia e os problemas decorrentes deste cenário, como desemprego, crises de ansiedade e de saúde mental, as coordenações do Curso de Psicologia nas Unidades Americana, Campinas e Lorena, definiram um novo formato, com atendimentos on-line, para apoiar as pessoas que estão passando por dificuldades neste momento e não possuem condições de arcar com as despesas de um atendimento psicológico.

De acordo com a Profª Fabiana Bartnik, professora do curso de Psicologia na Unidade Campinas, “a procura por atendimento psicológico nas Unidades é bastante intensa e aumentou nos últimos meses devido à pandemia. Diante disso, uma organização mais efetiva foi realizada para que a demanda possa ser atendida via plantão psicológico.”

A Profa. Nadini Brandão de Sousa Takaki, professora do curso de Psicologia na Unidade Americana ressalta, também, que o plantão psicológico é diferente de um acompanhamento psicológico ou da psicoterapia. “O plantão psicológico, oferecido pelo UNISAL, é um atendimento imediato focado na escuta e acolhimento emergencial em situações emocionais difíceis. É um atendimento único com possibilidade de retorno, de acordo com cada caso”.

Na Unidade Lorena, a oferta de atendimento é um pouco diferente do plantão psicológico. Conforme informado por profa. Márcia Rubez, coordenadora do curso de Psicologia na Unidade, os alunos estagiários realizam, com supervisão, a Intervenção Terapêutica Breve, também com encontros on-line previamente agendados.

Em todos os casos, o serviço é oferecido a pessoas acima de18 anos, residentes nas regiões onde há Unidades que possuem o Serviço de Psicologia Aplicada, ou seja, nas cidades de Americana, Campinas e Lorena.

Profa. Márcia Calixto, professora e coordenadora do curso de Psicologia nas Unidades de Americana e Campinas, esclarece, ainda, que “os atendimentos são realizados por estagiários do 9º semestre (5º ano) do curso de Psicologia do UNISAL, sempre sob supervisão de professores do curso, que orientam as atividades práticas”.

As coordenadoras destacam que estudantes do curso de Psicologia do UNISAL não podem ser atendidos por alunos do 9º semestre do próprio curso, também do UNISAL, considerando cuidados éticos necessários nas práticas psicológicas.

“A iniciativa do UNISAL é uma excelente oportunidade, tanto para a comunidade quanto para os alunos que se desenvolvem na profissão de maneira prática, ainda enquanto estudantes. Nosso objetivo é atender a todos que necessitarem neste momento tão difícil e, para isso, seguimos um processo que oferece qualidade no serviço. Pedimos que as pessoas interessadas busquem informações nos canais específicos de sua região”, concluiu profa. Márcia Rubez.

COMO PARTICIPAR?

Confira os horários e contatos para informação em cada Unidade com atendimento até 11/06/21, on-line, via plataforma Google Meet:

Unidade Americana:

Terças-feiras – 14h às 18h

Consulta de disponibilidade e agendamento:

WhatsApp (19) 99634 0704

Unidade Campinas:

Conforme disponibilidade dos estagiários

Informações:

WhatsApp (19) 99873-4326

Unidade Lorena: (Intervenção Terapêutica Breve) 

Segunda a sexta-feira:  18h às 20h

Sábado: 8h às 16h

Informações:

WhatsApp (012) 99105-1653

Artigos Relacionados

Receba notificações sobre as mais recentes notícias da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Inscreva-se!