Dia de Espiritualidade da Família Salesiana 2023 é realizado no Centro Inspetorial

08/05/2023
Autor desconhecido

Ao longo do dia, os grupos participaram de momentos de formação, além do Terço Mariano e da tradicional queima de cartas a Nossa Senhora

“Quase tudo vem do quase nada, quase tudo do pouco vem. As grandes coisas se fazem tão pequenas. No reino de Deus é assim também” , cantou o delegado da Família Salesiana, Padre Luiz Gonzaga Piccoli, ao relembrar seu professor, Monsenhor Jonas Abib, falecido em 2022. 

O Dia de Espiritualidade da Família Salesiana, realizado no último sábado, 6, contou com a presença de 360 pessoas. Ao longo do dia, momentos de espiritualidade e partilha foram realizados. “Eu chamaria esse encontro de fenomenal. Depois da pandemia, em que tudo foi proibido, e, de certa maneira, ficamos encurralados,  esse encontro – que é o primeiro desde então – está sendo um ‘desafogo’ não do corpo, mas da alma. Queremos nos encontrar para recompor o sentido da nossa vida e da nossa vocação como Família Salesiana”, destacou Padre Piccoli. 

Para a Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker, responsável pela Família Salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o evento representa esperança e fermento para novas vocações. “  É com muita alegria que participo deste dia. Todos os grupos estão reunidos, nos fazendo sentir numa família grande, assim como no sonho de Dom Bosco e Madre Mazzarello”, concluiu. 

Durante o encontro, os grupos participaram do Terço Mariano e da tradicional queima de cartas a Nossa Senhora. Uma visita ao Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) também foi realizada pelo grupo. Ao final do dia, na Santa Missa, o Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini,  destacou dois ensinamentos de Dom Bosco.

“O primeiro ensinamento é que Dom Bosco gastou a vida pela salvação da juventude, não apenas no aspecto religioso, mas no resgate do jovem, a partir da situação que se encontrava, para promover uma vida melhor. Isso nos leva para o segundo ensinamento, a transformação. Ele transformou o coração do jovem, da família, da comunidade e da sociedade”, concluiu o Inspetor. 

Ao final da missa, padre Piccinini deixou um recado de amor e dedicação. Segundo ele, se assumirmos o coração e a metodologia de Dom Bosco, com dedicação e trabalho, promoveremos em nossas comunidades a transformação. 

Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Imagens: Giuliano Celms – Comunicação Social ISSP 

Notícias
Notícias relacionadas
03/05/2023
“No estado do Mato Grosso, o capitalismo mais exacerbado se chama ‘agronegócio’ ”, destacam missionários salesianos que atuam em defesa dos Povos Indígenas
No último mês, celebramos o Dia dos Povos Indígenas e, para comemorar a data, a coluna desta semana traz o relato dos irmãos que atuam diariamente com os povos originários
29/10/2024
Projeto “Aliança Verde” arrecada mais de 1 tonelada de reciclados no IDB
Desde 2019, o Instituto Dom Bosco aderiu ao projeto Internacional Green Alliance Don Bosco (Aliança Verde de Dom Bosco) e realiza diversas campanhas por meio da Rede do Bem, em prol da sustentabilidade. 
18/06/2025
Encontro “Evangelho & Vida” reúne jovens vocacionados
Vindo de várias casas salesianas, grupo participou de momentos de partilha e oração, em oportunidade para vivenciar o discernimento à vida religiosa.