Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No domingo, 18 de janeiro, celebrou-se o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. São muitas as pessoas que em todo o mundo tiveram de deixar sua nação por causa de conflitos, calamidades, falta de oportunidade de trabalho. Esse Dia convida a refletir e agir relativamente a temas como a acolhida, a aceitação, o auxílio, o encontro e o diálogo. Nesta linha os Salesianos querem focalizar a busca da reconciliação e da paz, através do trabalho e do empenho de todos.

Num artigo publicado pelo site da Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri, apresentam-se alguns dados a respeito de tal realidade: estima-se que cerca de 200 milhões de pessoas, em todo o mundo, vivem fora da nação em que nasceram. Guerras, calamidades naturais, falta de oportunidade: muitas, enfim, são as razões pelas quais as pessoas decidem deixar sua terra em busca de um futuro melhor, para si e seus caros. Com maior razão hoje, num mundo globalizado. Por isso, por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, é necessário lançar um apelo para promover a cultura do encontro e do diálogo.

“O caráter multicultural das sociedades de hoje encoraja a Igreja a assumir novos compromissos de solidariedade, comunhão e evangelização. Na realidade, os movimentos migratórios solicitam que se aprofundem e reforcem os valores necessários para assegurar a convivência harmoniosa entre pessoas e culturas. Para isso, não é suficiente a mera tolerância, que abre caminho ao respeito das diversidades e inicia percursos de partilha entre pessoas de diferentes origens e culturas. Aqui se insere a vocação da Igreja a superar as fronteiras e favorecer ‘a passagem de uma atitude de defesa e de medo, de desinteresse ou de marginalização (…) para uma atitude que tem por base a “cultura de encontro”, a única capaz de construir um mundo mais justo e fraterno’” , escreveu o Papa Francisco em sua mensagem dedicada a esse dia.

Atualmente os Salesianos dão assistência a mais de 400.000 refugiados; continuam ao lado das pessoas com as quais se empenharam; por isso nas missões as paróquias e obras salesianas se tornam lugares de acolhida e abrigo para milhares de pessoas que temem por sua vida.

“Nós ficamos!” é sempre a resposta dos Salesianos perante um conflito, para dar acolhida aos refugiados nos seus ambientes e para ajudar a todas aquelas pessoas a reconstruir as próprias vidas:desde a educação às crianças e à sua volta à escola, até à oferta de habilidades laborais aos adultos; desde os auxílios de emergência até ao acompanhamento: ali estão eles com os que sofrem,com os refugiados, com os migrantes.

InfoANS

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: