Dom Box possibilita estudo de Geografia por meio de realidade aumentada

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio, orientados pela professora Carla Moreira, viveram uma experiência diferente no período de 15 a 22 de junho. Por meio de uma caixa de areia interativa (interactive sandbox) batizada carinhosamente de Dom Box, puderam experienciar o conteúdo de Geografia de maneira dinâmica, lúdica e até divertida.

Na aula, os grupos deveriam “criar” algumas regiões como: Planície Amazônica, Depressão Sertaneja e Planalto da Borborema, Bacia do Xingu / Usina de Belo Monte, Monte Kilimanjaro, Monte Everest ou a Bacia Hidrográfica do São Francisco. Na continuação da atividade os alunos realizarão o registro escrito do trabalho e a partir das fotos feitas na caixa, descreverão a altitude, localização, características da hidrografia, geologia e relevo. E para finalizar, irão comparar sua criação com um estudo topográfico do local e uma imagem real do local sugerido.

A Dom Box, criada pelo setor de Tecnologia Educacional do colégio e inspirada no projeto de Oliver Kreylos, da Universidade da Califórnia, permite aos alunos criar modelos topográficos usando a tecnologia de realidade aumentada por meio do Microsoft Kinect, moldando a areia real.

O sistema ensina conceitos geográficos, geológicos, hidrológicos e como ler um mapa da topografia, o significado das curvas de nível, cálculo de escalas, bacias hidrográficas, áreas de captação, barragens, etc. Dentre as formações que podem ser criadas estão: montanhas, vulcões em erupção, ilhas, arquipélagos, cumes, montanhas, penhascos, estreitos, dunas, montículos, penínsulas, istmos, leques aluviais, vales, deltas, gargantas, crateras, bacias, planícies, desertos, lagos, rios, padrões de drenagem, meandros, riachos e açudes.

Durante o ano, mais projetos de outras séries usarão a Dom Box como objeto de aprendizagem! O difícil sempre é falar para os alunos que a aula acabou! Ninguém quer ir embora!

Assista ao vídeo.

Andréa Tavares

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: