Dom Tarcísio é nomeado bispo coadjutor de Santos

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, vigário geral da Arquidiocese e vigário episcopal para a Região Sé, foi nomeado pelo papa Francisco como bispo coadjutor da Diocese de Santos (SP). A nomeação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16.

O bispo coadjutor é nomeado para ajudar ou substituir um bispo no exercício das suas funções com direito a sucessão, ou seja, em caso de vacância da diocese, o coadjutor torna-se imediatamente o bispo diocesano. O atual bispo de Santos é dom Jacyr Francisco Braido, 74, titular da Diocese desde julho 2000.

Dom Tarcísio é natural de Vargem Alta (ES). Foi ordenado presbítero em dezembro de 1977, eleito bispo, em janeiro de 2008, recebendo a ordenação episcopal em abril do mesmo ano, em sua terra natal.

É formado em Teologia, Filosofia, Pedagogia, Ciências e Letras. É, ainda, especialista em Orientação Educacional.

Atualmente, dom Tarcísio é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação e secretário geral do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na Arquidiocese, dom Tarcísio é também bispo referencial do Setor Juventude e da Animação Bíblico-catequética.

Em seu perfil oficial na rede social Facebook, dom Tarcísio escreveu sobre sua nomeação:

“Agradeço a Deus por este dom, com as palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: “Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério… E a graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo” ( 1 Tim 1,12.14). Agradeço a Deus pelos seis anos de Bispo Auxiliar de São Paulo, e agradeço aos irmãos e irmãs que me acolheram de coração aberto nesta Igreja. Confio-me às orações de todos os amigos, para que eu possa ser um Bom Pastor segundo o coração de Jesus Cristo!”, disse.

Saiba mais sobre Dom Tarcísio Scaramussa

Arquidiocese de São Paulo

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: