DUÍLIO FABBRI JÚNIOR TOMA POSSE COMO REITOR DO UNISAL

Que esta nova gestão seja marcada por conquistas significativas e pelo fortalecimento do compromisso do UNISAL com a formação integral dos estudantes.

Na tarde da quinta-feira, 15 de fevereiro, o Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior tomou posse como novo Reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. A solenidade aconteceu nas dependências do Colégio Liceu Coração de Jesus, em São Paulo (SP). O novo Reitor assume as atribuições e responsabilidades do cargo para o triênio 2024-2026.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está vivendo um momento histórico com a nomeação do seu primeiro reitor leigo em 27 anos de existência do UNISAL. A nomeação do Prof. Duílio Fabbri Júnior marca uma nova era para a Instituição, trazendo consigo vasta experiência acadêmica e um olhar inovador para os desafios educacionais contemporâneos.

Antes da solenidade de posse, aconteceu a celebração da Eucaristia, no Santuário Sagrado Coração de Jesus. A missa foi presidida pelo Pe. Alexandre Luis de Oliveira, Chanceler do UNISAL e Inspetor Salesiano, e concelebrada pelos padres André Luiz Simões, Presidente da Mantenedora, e Maurício Tadeu Miranda, Diretor Vice-Presidente da Mantenedora. Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, reitor que estava em exercício no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, também concelebrou a missa, com os demais padres salesianos que compõem o Conselho Inspetorial.

Durante a celebração, o novo reitor recebeu das mãos do inspetor e chanceler do Centro Universitário, Pe. Alexandre Luís de Oliveira, dois símbolos significativos: o livro da pedagogia salesiana, inspiração do legado de Dom Bosco, e a imagem do Cristo Bom Pastor, que será fonte de apoio e orientação nas horas fáceis e difíceis do seu trabalho.

Cerimônia de Posse

A solene sessão de tomada de posse aconteceu em seguida da missa, no Teatro Grande Otelo. A Mesa Diretora foi composta pelo Pe. Alexandre Luis de Oliveira, Chanceler do Centro Universitário Salesiano de São Paulo; Pe. André Luiz Simões, Presidente da Mantenedora e Ecônomo Inspetorial; Pe. Maurício Tadeu Miranda, Diretor Vice-Presidente da Mantenedora; Prof. Me. Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, Reitor que estava em exercício no Centro Universitário Salesiano de São Paulo; Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UNISAL; Prof. Especialista Ir. Marcelo Oliveira dos Santos, Pró-Reitor Administrativo e membro da Comissão Inspetorial para o Ensino Superior.

Também estiverem presentes na mesa, o Prof. Me. Pe. Roque Luiz Sibioni, Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e membro da Comissão Inspetorial para o Ensino Superior; Prof. Me. Ir. Vitor Aladic de Melo, Gerente de Unidade do campus Maria Auxiliadora, em Americana, membro da Comissão Inspetorial para o Ensino Superior e salesiano referente para a Comissão Inspetorial para o Ensino Superior.

O início da cerimônia foi conduzido pelo Pe. Alexandre Luis de Oliveira, em seguida Pe. Roque Luiz Sibioni fez uma oração de abertura, e a leitura bíblica do Evangelho de São Marcos, sobre a parábola do semeador.

“O Centro UNISAL completa, em 2024, 27 anos. Ao longo desses anos, a Comunidade Educativo-Pastoral do UNISAL sempre procurou semear com excelência acadêmica, profissional, humana e salesiana em todas as suas ações e em todos os terrenos encontrados, a vida e a história das e dos estudantes universitários”, destacou Pe. Roque.

Dando sequência à cerimônia, a Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues fez a leitura do Ato de Designação, documento que comunicou a nomeação do novo reitor em 29 de janeiro de 2024.

“Parabenizamos o Professor Dr. Duílio Fabbri Júnior, em nome de toda a comunidade de aprendizagem do UNISAL, e votos de fecundidade neste novo serviço que a congregação lhe pede. Não lhe faltarão as graças e as bênçãos que o Pai concede a todos os que buscam, a exemplo de Dom Bosco, ser “sinais e portadores do amor de Deus aos jovens” no vasto e complexo campo da missão salesiana”, ressaltou a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UNISAL.

Das mãos do Pe. Sérgio, reitor anterior em exercício, foram entregues ao Prof. Duílio as vestes reitorais, grande insígnia do Reitor. E também foi transmitida a samarra (pequena capa de cor branca, que simboliza, ao mesmo tempo, a síntese de todas as áreas de conhecimento da Universidade e a pureza que deve nortear os atos do Reitor).

O novo reitor recebeu sobre a cabeça, o capelo, também de cor branca, que simboliza a soma de todo o conhecimento humano. Com o capelo, o Reitor confere o grau nas solenidades de formatura, colocando-o simbolicamente sobre a cabeça de cada formando.

Tradição, Inovação, Protagonismo e Sustentabilidade

Em seguida, o novo reitor, Prof. Duílio, fez seu discurso de posse. Iniciou sua fala e saudou os padres salesianos, os Pró-Reitores e toda a comunidade educativa do UNISAL.

O Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Prof. Duílio fez memória de toda sua trajetória profissional ao longo dos anos, recordando quando tinha 23 anos e assumiu seu primeiro cargo de liderança, como gerente de jornalismo em uma emissora de televisão afiliada da Rede Globo, no Sul de Minas Gerais.

“De lá para cá, já se foram três décadas, cargos, cidades diferentes, mas uma incontestável convicção de que, diante de cada desafio, é Deus que me capacita”.

O novo reitor expressou sua profunda gratidão e respeito àqueles que vieram antes, representados pelo Pe. Sérgio. E gratidão a toda comunidade acadêmica que, desde 2018, o acolheu como Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Professor Duílio assume a função de reitor com quatro principais diretrizes: Tradição, Inovação, Protagonismo e Sustentabilidade. “Incorporo-a aos meus propósitos em um contexto nacional de tantos desafios políticos, econômicos, culturais, científicos e éticos. Cada decisão a ser tomada nesta Reitoria deverá considerar as já citadas tradição, inovação, protagonismo e sustentabilidade, mas, como instituição inspirada pelos valores do Evangelho, temos a responsabilidade de sermos administradores fiéis de cada recurso e, principalmente, de cada sonho”, ressaltou o professor.

Ao final de seu discurso, o novo reitor convidou a cada um que seja parte dessa ação protagonista. “O sonho nos motiva, a esperança nos acalma, a fé nos coloca em movimento, e a ciência nos fortalece. Que Maria Auxiliadora esteja conosco nos lembrando quem somos e o que já vivenciamos. E que Dom Bosco nos infunda sonhos que nos motivem a ir mais longe, em busca de inovação”, finalizou.

Que esta nova gestão seja marcada por conquistas significativas e pelo fortalecimento do compromisso do UNISAL com a formação integral dos estudantes.


Texto: Renata Moraes, da Assessoria Imprensa do UNISAL.
Fotos: Giuliano Celms, da Comunicação Inspetorial.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: