Em Americana, Colégio Salesiano Dom Bosco desenvolve projeto de preservação de abelhas

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana desenvolveu um projeto de proteção e criação de meliponários (coleção de colmeias) para abelhas sem ferrão. 

A proposta surgiu a partir da observação da natureza local, e da percepção da existência de enxames perdidos. Notou-se que no Colégio, as abelhas fazem suas colmeias em pilares, muros, canos e painéis de energia elétrica.

Com a descoberta de que o meliponário urbano é eficiente na preservação da espécie, iniciou-se o trabalho, que contempla a grade curricular do segundo ano do ensino fundamental formada, também, por estudos de setores da economia, habitats e tipos de seres vivos.

PROATIVISMO 

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, a ação foi possível pois os alunos, Théo Cardoso Lusvordes, do 6º ano do Ensino Fundamental II, e Pedro Henrique Buzinaro, do 2º ano do Ensino Médio, que já possuíam pequenos meliponários em suas residências, aceitaram colaborar com as pesquisas.

No último dia 21 de junho, os estudantes Théo e Pedro, acompanhados de suas mães, Vania Buzinaro e Mariana Lusvordes, levaram ao Colégio algumas espécies de abelhas sem ferrão, como a Jataí e a Mandaçaia.

O encontro proporcionou uma troca de aprendizagem e conscientização sobre a preservação das abelhas para o ciclo da cadeia alimentar.

NOVAS ETAPAS

O projeto foi inscrito no site dos Criativos da Escola, um programa do Instituto Alana que faz parte do Design For change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo. Nomeado de “Vamos Polinizar essa Ideia?”, a iniciativa já foi aprovada e está na fase de divulgação e votação na plataforma do Criativos da Escola.

Comunicação Social Colégio Dom Bosco Americana

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: