UNISAL recebe visita da embaixadora Irene Vida Gala

Ao final da fala da embaixadora, os alunos e professores interagiram com perguntas que ajudaram a aprofundar alguns pontos da reflexão abordados na palestra

Na quinta-feira, 4, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, recebeu a Embaixadora Irene Vida Gala, no Campus Maria Auxiliadora.

Irene tem 39 anos de carreira e, atualmente, ocupa o cargo de subchefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores, em São Paulo. Já atuou em países africanos, no Consulado do Brasil em Roma e na Missão do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre 2011 e 2017, Irene foi embaixadora em Gana e, desde janeiro de 2023, é presidente da Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras. Entre suas dezenas de publicações está o livro “Política Externa como Ação Afirmativa”, lançado em 2019, em que analisa o período do primeiro governo Lula, entre 2003 e 2006.

A embaixadora escolheu o UNISAL como instituição de ensino superior da cidade de Americana para que pudesse visitar e apresentar o projeto de parceria com as escolas públicas, para formação de jovens.

Em visita à cidade de Americana (SP), sua agenda foi voltada ao poder público, com reuniões pela manhã com o poder executivo e legislativo municipal. À tarde, a embaixadora visitou o Colégio Salesiano Dom Bosco e conversou com os alunos sobre sua trajetória e relevância para a história das mulheres na diplomacia brasileira.

Reflexões sobre as relações com países africanos

Em continuidade à sua visita diplomática, a embaixadora esteve no UNISAL para refletir com os alunos sobre as relações do Brasil com os países da África, com a palestra: “Relações com países africanos: as perspectivas e possibilidades”.

Recepcionada pelo Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, Reitor do UNISAL, a embaixadora recebeu as boas-vindas e foi acolhida pelos alunos, professores e coordenadores de cursos do Campus Maria Auxiliadora. Ao longo de sua trajetória profissional, Irene especializou-se nas relações do Brasil com países do continente africano, bem como na temática de gênero nas relações internacionais.

A atual subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo também é conhecida como uma das vozes proeminentes na luta contra o racismo no Brasil e iniciou sua palestra falando sobre sua experiência e militância nesse debate. Ao iniciar a sua trajetória diplomática atuando em diversos países do continente africano, Irene contou que percebeu que não tinha como tratar das relações Brasil e África, que era sua área de estudo, sem pensar a questão racial: “A discussão racial é transversal na discussão política-brasileira. Infelizmente, muita gente não aceita isso e eu sou uma militante da causa em que, sim, a discussão racial tem de ser transversal”.

Ao final da fala da embaixadora, os alunos e professores interagiram com perguntas que ajudaram a aprofundar alguns pontos da reflexão abordados na palestra.

Visões e interpretações dos participantes

Eduardo Poltronieri, Eduardo Rufo e Giovanna Francisco, alunos do 1º semestre do Curso de Direito da Unidade Americana, estiveram presentes ao evento. É deles a percepção de que a fala da embaixadora propôs o debate sobre a África contemporânea e sua indispensabilidade, o racismo consubstanciado na concepção do corpo negro como diferente e o futuro do terceiro maior continente do planeta. Com esse propósito, a palestrante abordou, na avaliação dos estudantes, diversos temas históricos e geopolíticos que determinarão a África como o continente do amanhã e sua, ainda maior, relevância.

Para Giulia Rebeca, aluna do 3º semestre do Curso de Engenharia de Automação e Controle, da Unidade Americana, “quando relatado que o povo brasileiro tem uma visão de pobreza sobre a África, foi colocado em questão que a maioria da população tem a mesma visão sobre o negro no seu próprio país, visão essa totalmente estereotipada e preconceituosa, no Brasil”. A estudante acrescenta: “E quando temos o privilégio de ter uma pessoa como a Irene para explanar um assunto tão enriquecedor, como foi para nós que somos leigos, isso amplia nosso conhecimento, abrindo nossa mente para novas oportunidades”. De acordo com Giulia, a frase da palestrante que mais lhe despertou para a reflexão foi: “Nós não precisamos só saber o que o Brasil tem a oferecer para a África, mas o que ambos podem colaborar entre si para crescer econômica e socialmente”.

A palestra foi transmitida pelo YouTube Extensão UNISAL. Você pode acompanhar a gravação na íntegra neste link.

Texto: Renata Moraes, Assessoria de Imprensa do UNISAL.

Com informações de Robert do Nascimento, da Extensão Universitária da Unidade Americana.

Fotos: Leonardo Ribeiro, Técnico do Laboratório de Publicidade da Unidade Americana.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: