O Secretário Inspetorial falou aos comunicadores sobre o processo de integração da RSB Social iniciado em 2015
Os comunicadores salesianos participantes da Escola Nacional de Comunicação (ENACS) estiveram reunidos nesta terça-feira, 21, para mais um – da série de encontros iniciados em 2021 – desta vez, para tratar a temática da Rede Salesiana Brasil de Ação Social.
O momento foi conduzido pelo Secretário da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e referencial para a Ação Social Salesiana no Brasil, Padre Agnaldo Soares de Lima, SDB, que rememorou o início da articulação entre as obras sociais administradas pelos Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora em todo o território nacional, no ano de 2015.
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PARA OS JOVENS DE HOJE
A proposta de unificar as diretrizes de trabalho surge com o intuito de atualizar a presença da ação social e responder às dificuldades em processos de atualização de dados e relações efetivas entre todos os serviços.
Ao longo deste caminho houve, segundo salientado pelo Padre Agnaldo, a preocupação de construir uma base sólida para o trabalho em Rede, respeitando as condições e particularidades de cada obra e região.
Além disso, percebeu-se a necessidade de estabelecer o Carisma Salesiano como diferencial diante dos demais serviços e programas sociais, visto que o testemunho de Dom Bosco propõe que esses agentes sejam “educadores de jovens”.
Outro ponto destacado durante a explanação, foi a estruturação de uma nova dimensão para a ação social, tarefa essa desafiadora, mas necessária para que os jovens de hoje sejam atendidos conforme as suas necessidades contemporâneas.
Surge com isto, o marco referencial, que explora aspectos como: preocupação com a garantia dos direitos humanos, por meio do sistema preventivo de Dom Bosco, educação social e a preventividade para ações de sustentabilidade.
RESULTADO EM MÃOS
Um dos resultados deste processo de integração foram os Cadernos de Identidade da Rede Salesiana de Ação Social, que descrevem os compromissos fundamentais firmados após esse longo período reflexivo.
O material foi desenvovido em conjunto com as diferentes frentes do trabalho em Rede, ao longo de seis anos.
O Secretário Inspetorial realçou que não se trata de um material didático, como existem nas escolas, mas sim, um documento de “referência da Ação Social Salesiana no Brasil”.
SOBRE A ESCOLA DE COMUNICAÇÃO SALESIANA
A iniciativa surge como resposta às duas ações propostas pelo Projeto de Animação e Governo do Dicastério para a Comunicação Social (2020-2026), no contexto da proposta programática do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, para o pós-Capítulo Geral 28.
No Brasil, a escola foi organizada pelos seis delegados inspetoriais que compõem a Comissão Nacional para a Comunicação (CONAC).
Com duração de um ano, os encontros acontecem quinzenalmente e reúnem cerca de 40 participantes entre delegados, comunicadores inspetoriais, do Boletim Salesiano, da Família Salesiana Canção Nova e a Visitadoria Salesiana de Angola.
Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Foto: Reprodução