Encontro da RESAS reúne 60 gestores em Campos do Jordão

A Rede Salesiana de Ação Social da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora realizou, nos dias 4 e 5 de agosto, na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão, mais uma edição do Encontro de Gestores da RESAS, com a participação de 60 pessoas entre salesianos e leigos.

Primeiro dia: Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana e GT´s

No dia 4 pela manhã os gestores passaram por um momento formativo com o vice-inspetor e delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), Pe. Roque Luiz Sibione, que fez uma introdução do Quadro Referencial da PJS, trabalhando-o sob a ótica do VIII ENRESAS – Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social, pontuando a identidade, compromissos e bandeiras das obras sociais salesianas.

Ainda pela manhã, após o intervalo, os participantes se dividiram em grupos para estudarem partes do Quadro Referencial da PJS. Cada grupo debruçou-se diante de um tema baseado no capítulo 7: “O Oratório – Centro Juvenil”, “A escola e o centro de formação profissional salesiano”, “As obras e os serviços sociais para jovens em situação de risco” e “Outras obras e serviços nos diversos ambientes”. Após o almoço houve uma mesa redonda para debater os temas e outros aspectos do documento.

No decorrer da tarde os gestores se reuniram nos grupos de trabalho que já têm um trabalho estruturado: GT Pastoral, Qualificação, Consolidação, Sustentabilidade/Captação de Recursos, Serviço Social das Escolas e Avaliação e Monitoramento, sendo apresentados posteriormente em plenária os resultados de cada grupo.

O primeiro dia terminou com celebração eucarística seguida de uma “noite agostina”, com confraternização e bingo.

Segundo dia: VIII ENRESAS

O dia 5 teve a maior parte de seu tempo dedicada a reflexões e encaminhamentos do VIII ENRESAS, como a construção de uma Obra em Pastoral, garantindo sua transversalidade. Com isso, uma das propostas é repensar o itinerário de formação para antigos e novos colaboradores a partir do estudo de documentos da congregação, de modo especial o Quadro Referencial da PJS. Tratou-se também da sistematização e elaboração de critérios para novas contratações, da realização da II Conferência Inspetorial de Jovens Líderes de Oratórios e Obras Sociais, que acontecerá em outubro com o tema “Democracia e os Direitos Humanos” e do estreitamento dos laços com as Filhas de Maria Auxiliadora e a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova .

Ainda pela manhã a gestora Lygia Fernandes apresentou a situação do CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) da Lapa, em São Paulo. Em seguida todos participaram da celebração eucarística, sendo o encontro encerrado na sequência com o almoço.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Marcia Rodrigues – OSDB Itaquera e Centro Social Santa Luzia

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: