Nesta semana, o Instituto Teológico Pio XI, localizado na Lapa, abriu suas portas para receber os formandos, da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, para um encontro singular de reflexões e debates sobre a Vida Religiosa e os Novos Desafios Formativos.
Inspirados pelo lema “Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas!” (Mt 10,16), o evento promoveu uma intensa troca de conhecimentos e experiências. Na abertura do encontro, duas conferências marcaram o início das atividades. O Padre Sérgio Baldin, trouxe à tona o impacto das redes sociais na vida religiosa. A palestra destacou a importância do uso consciente e equilibrado das ferramentas, assim como os desafios e os riscos envolvidos na superexposição virtual.
LEIA TAMBÉM
Na sequência, foi a vez do Padre Ronaldo Zacharias, levantar um tema imprescindível: as fragilidades na vivência da sexualidade. A palestra instigou os participantes a uma profunda reflexão sobre o autoconhecimento e a busca pela plenitude humana e espiritual.
Saúde Mental Religiosa
Na quarta-feira, a discussão se voltou para a saúde mental dos religiosos. A Psicóloga Monique ministrou uma conferência sobre a Síndrome de Burnout. A palestra enfatizou a importância do autocuidado e de uma vida emocionalmente equilibrada para enfrentar as demandas da vida religiosa.
Na sequência, a Psicóloga Rosana Miranda trouxe à luz um tema urgente: o aumento de casos de suicídio entre sacerdotes e religiosos. Com sensibilidade, a palestrante ressaltou a necessidade de acolhimento, apoio e diálogo fraterno entre os membros da comunidade religiosa como forma de prevenção e cuidado.
Emoção e Compromisso
O evento chegou ao seu ápice na sexta-feira com uma comovente missa presidida pelo Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini. Foi um momento de agradecer pelas reflexões proporcionadas, fortalecer a fé e reafirmar o compromisso com a vida religiosa e os desafios formativos que se apresentam.