Instituto Teológico Pio XI: Encontro aborda reflexões sobre a Vida Religiosa e novos desafios formativos 

O encontro, destinado aos formandos da Inspetoria Salesiana de São Paulo, também contou com a Presença do Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini

Nesta semana, o Instituto Teológico Pio XI, localizado na Lapa, abriu suas portas para receber os formandos, da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, para um encontro singular de reflexões e debates sobre a Vida Religiosa e os Novos Desafios Formativos. 

Inspirados pelo lema “Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas!” (Mt 10,16), o evento promoveu uma intensa troca de conhecimentos e experiências. Na abertura do encontro, duas conferências marcaram o início das atividades. O Padre Sérgio Baldin, trouxe à tona o impacto das redes sociais na vida religiosa. A palestra destacou a importância do uso consciente e equilibrado das ferramentas, assim como os desafios e os riscos envolvidos na superexposição virtual. 

LEIA TAMBÉM

“Não há uma maneira única de ser jovem”, destaca especialista ao falar sobre a diversidade na emblemática juvenil

Na sequência, foi a vez do Padre Ronaldo Zacharias, levantar um tema imprescindível: as fragilidades na vivência da sexualidade. A palestra instigou os participantes a uma profunda reflexão sobre o autoconhecimento e a busca pela plenitude humana e espiritual. 

Saúde Mental Religiosa

Na quarta-feira, a discussão se voltou para a saúde mental dos religiosos. A Psicóloga Monique ministrou uma conferência sobre a Síndrome de Burnout. A palestra enfatizou a importância do autocuidado e de uma vida emocionalmente equilibrada para enfrentar as demandas da vida religiosa.

Na sequência, a Psicóloga Rosana Miranda trouxe à luz um tema urgente: o aumento de casos de suicídio entre sacerdotes e religiosos. Com sensibilidade, a palestrante ressaltou a necessidade de acolhimento, apoio e diálogo fraterno entre os membros da comunidade religiosa como forma de prevenção e cuidado.

Emoção e Compromisso

O evento chegou ao seu ápice na sexta-feira com uma comovente missa presidida pelo Inspetor, Padre Justo Ernesto Piccinini. Foi um momento de agradecer pelas reflexões proporcionadas, fortalecer a fé e reafirmar o compromisso com a vida religiosa e os desafios formativos que se apresentam.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: