Encontro Nacional do Comitê de Comunicação Salesiana é realizado em Brasília 

O evento foi realizado, presencialmente, no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Na última semana, o evento anual do Encontro Nacional do Comitê de Comunicação Salesiana, recebeu os responsáveis pela comunicação de cada inspetoria, em Brasília.  Com o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê, para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado, o encontro foi conduzido pela Coordenadora Nacional da Comunicação Salesiana, Irmã Maike Loes. 

No primeiro dia, os Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, abordaram o fortalecimento do comitê. O segundo dia, por sua vez, foi iniciado com  a oração da  Coordenadora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Ir. Maike Loes, que trouxe uma leitura coletiva baseada na Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Em seguida, os integrantes do encontro contaram com as participações especiais das Coordenadoras Nacionais das Escolas e da Ação Social Salesiana, respectivamente, Ir. Lucia Jacinta Finassi e Carolina Neves de Oliveira. De forma remota, as duas trouxeram em suas falas uma reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede.

“Esse sonho e essa caminhada que a gente tem buscado fazer sempre juntos, faz com que a gente esteja próximo de alguma forma. Desejo que consigamos juntos esta sinergia dos Comitês da Ação Social, das Escolas e da Comunicação, sabendo que a nossa missão é única, então os nossos caminhos sempre vão se cruzar e se cruzam diariamente”, disse Carolina Neves.

O encontro também se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais, trazendo exposições de cada Coordenador de Comunicação sobre como se dão os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. O dia foi finalizado com uma palavra dos Coordenadores Nacionais da PJS, Ir. Nádia Caetano e Pe. José Ricardo, seguida da celebração eucarística, com o Pe. João Carlos Ribeiro Rodrigues.

Plano Anual de Trabalho

O terceiro e último dia do Encontro se debruçou sobre as ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) para o ano de 2023, trazendo, em especial, as ações protagonizadas pelo Comitê de Comunicação. O dia também contou com a apresentação das propostas de Campanha para as Escolas e para a Obras Sociais, dando abertura para um momento de escuta das necessidades expressas localmente pelas presenças de cada inspetoria e, a partir daí, oportunizando a construção conjunta de possibilidades que possam atender às demandas expostas. Como participação especial, o dia contou com uma rápida visita do Pe. Wagner Ferreira, novo presidente da Comunidade Canção Nova (CN), eleito na última terça-feira (28).

Pe. Wagner, que na ocasião estava acompanhado da assessora de Relações Públicas da CN, Mosângela Almeida Amorim Galdino, será o sucessor do Pe. Jonas Abib, Salesino fundador da Comunidade, falecido em dezembro de 2022. A Canção Nova é oficialmente um grupo integrante da Família Salesiana desde janeiro de 2010, com a aprovação do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma.  

Evento

O evento também contou com o apoio da Coordenadora Executiva, Maria Dantas, dos Analistas de Comunicação, Janaína Lima e Thiago Silva e do Designer Gráfico, Pedro Freitas. Como representante da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), o evento contou também com a presença da Irmã Ana Maria Gomes Cordeiro. 

Representando cada Inspetoria Salesiana do Brasil, estiveram presentes os respectivos Coordenadores de Comunicação: Euclides Fernandes Brites (MSMT – SDB), Padre João Carlos Ribeiro Rodrigues (SDB), Irmã Luzinete Rêgo Freitas (FMA), Pedro Elias Barreto (SDB), José Luis Almeida (SDB), Flávio Medeiros (FMA), Thiago Amorim Caminada (SDB), Igor Gomes da Silva (ISJB – SDB), Cícero Gabriel de A. Soares (IMM- FMA) e Irmã Maike Loes (BAP – FMA). 

Os participantes do Encontro do Comitê de Comunicação voltam às suas Inspetorias com a missão de, também localmente, fortalecer o entendimento da necessidade cada vez mais latente de uma ação em Rede que dê subsídios sempre mais concretos às necessidades da juventude do país, em especial àquela que se encontra em situação de vulnerabilidade social, a partir do carisma salesiano.

Edição de Texto: Ana Laet – Comunicação Social ISSP

Texto:  Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: